quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Posto da PVT -- Polícia de Viação e Trânsito

Por ocasião das últimas eleições autárquicas, domingo, 29 de Setembro, soube que no antigo posto da Polícia de Viação e Trânsito, ao Choupal, tinha funcionado uma secção de voto. Não é raro passar por lá e isso mais uma vez aconteceu. Achei-o todo arranjado, pintadinho. Disseram-me que tinha dois compartimentos, para algum espanto meu, e as pessoas ali acorreram a cumprir o seu dever cívico. Do lado de fora, a balança para fiscalizar a carga dos veículos de transporte de mercadorias.
O posto da PVT* esteve, primeiro, no Largo da Graça e, depois de desafecto dos fins para que foi construído, serviu como Posto de Turismo. É curioso como o posto, visto de frente para as três janelas, pode lembrar a cabeça de um agente da autoridade, com um boné de pala.
Vejamos algumas imagens. 
* A Polícia de Viação e Trânsito foi extinta, pelo governo de Maecelo Caetano, sendo as suas funções atribuídas à Guarda Nacional Republicana.



2006

 18-2-2013, 08:22

 A balança

 Ao fundo, a Ermida de Nossa Senhora do Ameal

Uma das entradas na cidade; o Choupal.

 2013, 9 de Outubro




***
     Vejamos, agora, imagens de postos da PVT, de outras zonas do país. No fim, indicamos os blogues de onde foram tiradas, agradecendo aos respectivos autores ou proprietários do copyright. Estes blogues merecem uma consulta, pois têm informação interessante. Quero anotar também a referência ao posto de Torres Vedras, feita no blogue «actividadesenior...», da AUTITV. 

Onde?

 Loures

 Loures

 Loures, 2007. Demolido pouco tempo depois destas imagens.

 Sacavém. O marketing obriga; puseram-lhe uma espécie de toucado.

Lisboa, Portas de Benfica
«A parte inicial da E.N.6 correspondia, no plano de 45, à circular exterior de Lisboa, vulgo Estrada Militar, de Moscavide a Algés.» (Do blogue gasolim...)

Abrantes

 Alpalhão

Casais Novos, Penafiel

http://actividadesenior.blogspot.pt/2012/01/memorias-de-torres-vedrascontinuacao.html
http://gasolim.blogs.sapo.pt/2007/12/?page=2
http://antes_e_agora.blogs.sapo.pt/1873.html
http://estradanacional2chavesfaro.blogspot.pt/
http://entretejodiana.blogs.sapo.pt/2010/09/
http://doaltodosameiro.blogspot.pt/2012/06/os-quiosques.html

4 comentários: