segunda-feira, 18 de novembro de 2013

União Desportiva, Recreativa e Cultural do SARGE / 50 ANOS -- 1963-2013

17-11-2013
A exposição comemorativa do quinquagésimo aniversário da União Desportiva, Recreativa e Cultural do Sarge está um modelo de riqueza informativa e de organização. Pode «ler-se» o que está exposto, por paredes, começando pela da direita, a seguir à entrada da sala (piso -1).
O primeiro lanço da parede da direita exibe numa posição de destaque, em moldura grande e dourada, os retratos dos «pais» fundadores da colectividade. A um lado e outro dos retratos, documentos importantes na vida da União: um CERTIFICADO do registo dos estatutos do Centro de Cultura e Desporto da União Desportiva e Cultural do Sarge; e o DIPLOMA DE FEDERADA, passado pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio. São também exibidas fotografias da equipa de futebol da terra. No segundo lanço da mesma parede, reprodução de páginas do BADALADAS e jornais da capital, relatando os episódios mais marcantes da vida desportiva da UDRC do Sarge.
A parede do fundo está forrada de cartazes das festas anuais da povoação, constituindo uma espécie de tapeçaria.
Na parede com janelas para o campo de jogos, um CERTIFICADO, registando a concessão à UDRC do Sarge, da medalha de mérito municipal - grau prata, no dia do feriado do concelho (11-11-2013), e galhardetes de associações e clubes que nos visitaram.
No miolo da sala, expositores, cada um oferecendo quatro painéis, como folha dobrada em duas e usada dos dois lados,  com fotografias ilustrativas de várias situações, grupos de amigos e amigas, teatro, pequenas rábulas. Há aqui variedade, sem se perder a ligação entre as coisas. Parte da sala é ocupada por uma mesa de snooker ou bilhar, que, em vez das habituais bolinhas brancas ou coloridas, ostenta troféus e duas peças de cerâmica — o jarrão azul é lindo, lindo. Há mais taças na parte central da sala. Os arranjos de flores não podiam faltar. E estão muito bons.
Nesta evocação, aparece toda a gente, homens, mulheres, até um bebé segurando uma enorme taça e equipado a rigor.
Junto à quarta parede, uma pequena plateia permite a quem quiser, sentar-se e visionar num ecrã grande a projecção de fotografias contando momentos importantes do que se fez e viveu, nos últimos cinquenta anos.
*
As coisas dão trabalho a fazer, mas, depois de feitas, é um gosto vê-las. (Entre estas coisas conta-se uma que não é palpável, mas existe: o pensar e executar desta mostra.) Estão ali tantos eventos e situações representados a contar a vida das pessoas! Agora, enquanto se revêem nas fotografias e em tudo o mais que nos é apresentado, podem justamente dizer, como Pablo Neruda:

CONFESSO QUE VIVI*
_______________________________________________________
        *Pablo Neruda, poeta chileno, escreveu Confesso que vivi — memórias, entre nós editado pela Europa-América. 

                                                                                 *
           Nota - Experimente clicar nas fotografias. Algumas ficam bastante ampliadas.


 Convite afixado na porta de um café do Sarge

Depois de entrar na «sede», encontramos este anúncio de importante acontecimento. Hoje não é só dia de recordar o passado, mas também de lembrar que há mais função de hoje a oito dias. 

                                           É este o aspecto da sala, quando se entra


   A UDRC do Sarge tem diploma de federada, passado pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, em 27 de Outubro de 1995

Os pais fundadores

O presidente da direcção do INATEL certifica que foram registados os estatutos do
Centro de Cultura e Desporto da União Desportiva, Recreativa e Cultural do Sarge
Lisboa, 24 de Junho de 1993


Equipa de futebol masculino.
Algumas das fotografias seguintes encontram-se na zona central da sala





Equipa de futebol feminino










Na parede do fundo

Cartazes de 1991 a 2009

Cartaz de 1998

Cartaz de 2007


No «miolo» da sala



















*

Na parede do lado do campo de jogos


Uma breve pausa, para olhar para a aldeia















*
Na pequena plateia


A pequena plateia





É tempo de deixar a sede

Edifício da União Desportiva, Recreativa e Cultural do Sarge

     (Actualizado em 19-11-2013.)

2 comentários:

  1. Caro Sr. José Patricio, só hoje 30-01-2015 "tropecei" (por muita sorte minha) neste Blogue onde se pode apreciar uma bela e esclarecedora peça documental sobre a U.D.R.C. do Sarge e as suas "gentes".É Fantástico apreciar como alguem que vem de "fora" (seja bem vindo) consegue ter uma abordagem sobre o que se passa na aldeia que os sues próprios "filhos" não conseguem.
    Bem haja!
    Continue a ensinar-nos a nós (nascidos no Sarge) tudo aquilo que a nossa aldeia e as nossas instituições têm bom.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo-me como daqui, também. Esta terra é como aquela em que fui criado e a vida de muita gente é semelhante à que tive. De algum modo, voltei à minha terra.
      Gosto de ir conhecendo as pessoas e nunca deixarei de ter prazer em aprender com elas. Tenho mesmo alguns amigos a quem retribuo a amizade.
      «O Segredo É Amar», título dum livro de Sebastião da Gama, pode servir de indicador de uma atitude e servir de incentivo. Se amarmos, encontraremos sempre pessoas e coisas boas no Sarge.
      A U. D. R. C. do Sarge desperta-me interesse e respeito por quem sonhou e realizou. Desde os «pais fundadores» às muitas pessoas que colaboraram com trabalho ou dádivas, sem esquecer contributos dos poderes oficiais.
      Um abraço
      JL

      Eliminar