sexta-feira, 7 de março de 2014

Efrem Silva, regresso à sua terra

      07-03-2014
      Encontrei o autor, com quem troquei breves palavras, para mim agradáveis, ainda ele estava a montar a exposição. Termina a 8 de Março e ia-a perdendo. Hoje à tarde, ao falar com um amigo aqui no Sarge, de catálogo na mão e dedicatória, fiquei a saber que Efrem, entre outras actividades na vida, passou pelos Açores, onde esteve como professor. Ao fim de muitos anos, ei-lo de regresso a casa. A pintura com que se diz mostra-nos o homem que foi sendo entre o da partida e o a da chegada, dois marcos assinalados com os respectivos auto-retratos, a iniciar e findar a galeria dos seus trabalhos.
     Pena não haver catálogo disponível para aquisição, pois só havia um para consulta.

     Sente-se o homem no tempo, no mundo, na natureza, o tormento, a quietude, a beleza, a escassez, as lacunas e também o arco-íris, que só se toca... Contrastes, contradições?, espanto...

    Quem somos?

     Gosto desta pintura, onde há algumas influências confessadas (Jerónimo Bosch, Leonardo da Vinci) e mais alguma, explícita para os conhecedores. A seguir, dá-se uma amostra do que está exposto.
   

*

«Lacuna no Tempo é uma exposição de um percurso e de um regresso.
Efrem Silva mostra, na sua cidade natal, alguns dos trabalhos mais significativos de cada fase da sua obra e da sua vida.


Efrem Silva nasceu em Torres Vedras em 1954. É autodidata na pintura. Desde muito cedo foi motivado para as artes, principalmente a pintura, pelo seu pai. A sua infância e adolescência foram passadas no mundo fantástico das madeiras e ferramentas, odores e cores na oficina do António Correia, situada junto ao início das "escadinhas para o Castelo". Foi nesse mundo mágico, que aprendeu a arte de trabalhar a madeira, principalmente os embutidos, e também a iniciação à pintura, construindo as telas e fazendo as suas tintas. Trocou experiências e técnicas com alguns artistas, nomeadamente, Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny e Tomaz Vieira.»
        (Da página na internet da cm-tvedras; ver a hiperligação, infra.)









Na exposição de Efrem Silva







                                                                                                    






                                       
                     
                     
      
                
           Auto-retrato (1976)                                                                     Auto-retrato (2012)  
                  











             Sol d'Água I (1995)                                                                          Quando toco o arco-íris (1983/2000)                                                                                                        



Vénus Solidária (2009)
Na ficha técnica, junto ao quadro, lê-se 2012



    Vigília  (2003)

Crescente (2012)


(De cima para baixo)
1.º tríptico: Audácia (2013); 2.º tríptico: Atitudes (2013).


Tormentos e Quietude (2012)

*
http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/5141/

Sem comentários:

Enviar um comentário