quinta-feira, 24 de julho de 2014

Em volta do Choupal, a)

     Começo pelo fim e apresento a seguir o aspecto com que ficou a chaparia da vedação (centenas de metros), passados que foram os dias em que os artistas por ali andaram. Foram mais do que os quatro previstos. Uma secção da vedação (várias chapas) foi quase logo retirada, para dar lugar a entrada no estaleiro em que o Choupal se tornou. Estará à espera da primeira oportunidade para ser reposta. A frase inteira era, assim: 

CHOUPAL FOI A MINHA [INFÂNCIA + CHOUPAL] MELHOR SISANDRO 

     Assinaladas com [ ] as partes ausentes. Fui apreciando o trabalho dos vários autores e com alguns falei um pouco. Um, AT, é cá de Torres e a sua paleta, como artista plástico,  é mais vasta do que aqui nos apresenta. Também conversei com Edis One, por exemplo. E há, também, um jovem cameraman, cá do burgo, que como free lancer tem tudo filmadoPenso que a Câmara Municipal fica com os registos. E está bem feito.

     A evolução dos trabalhos (desiguais) fica para outra mensagem. Diga-se, entretanto, que a parede que dá para a encosta de S. Vicente está apenas pintalgada de círculos (autocolantes), talvez, ainda, à espera de um retardatário grafitter, rolador, pincelador, aplicador de spray.

     A leitura dos painéis é feita do lado da Ermida de N.ª Sr.ª do Ameal, a caminho do Sisandro e na direcção de S. Cruz.


  





















*
A parte não visível, de momento:

21-06-2014, 17:03

24-06-2014, 21:01

04-07-2014, 06:47


10 artistas estão de hoje (21 de junho) a terça-feira (24 de junho), a intervencionar 400 metros de tapumes que estão instalados nas obras de requalificação do Choupal.
Durante estes 4 dias, os artistas, com recurso ao graffiti, pincel e rolo, estão a inscrever frases relacionadas com o Choupal, bem como a realizar trabalhos com a temática do ambiente, sustentabilidade e requalificação urbana.
Artistas: Akvara; AT; Carpe Diem; Smile; Sniper; Edis One; Slap; Cartier; Skum; Ôje.
O trabalho final ficará exposto no local até ao término das obras de requalificação do Choupal, previsto para junho de 2015.
A Câmara Municipal pede desculpa pelo transtorno que os trabalhos causam no trânsito durante estes 4 dias.   (de http://www.cm-tvedras.pt)
(Actualizado, em 25-07-2014; acrescentada uma foto à sequência «Choupal, a pé ou de bicicleta», a sequência das joaninhas. E faltava o painel do ângulo, junto ao antigo posto de Turismo. Em 26, incluídas três fotos, do ângulo fronteiro ao café Sisandro, que haviam ficado esquecidas. Estes dois painéis foram os últimos a ser feitos.)

2 comentários:

  1. Não há dúvida que estes tapumes espelham ali muita arte....!!!
    Estão de facto muito bonitos e a beleza dos trabalhos ali realizados bem como o seu colorido fazem-nos "esquecer" o transtorno que durante algum tempo as obras irão provocar a quem por ali passa diariamente...., porque, efectivamente, está tudo muito "agradável à vista"
    Mas vamos ter um CHOUPAL "novo" e isso é que é muito importante (e já não era sem tempo...)
    Parabéns por este trabalho magnífico... !!!Foi uma bela recolha....!!!
    Albertina Granja

    ResponderEliminar
  2. Foi um bico de obra andar por ali, com o trânsito intenso praticamente o dia todo. O pó vai-se acumulando, mas as coisas estão lá. Os automobilistas julgam que não vêem; se tirassem de lá estas manifestações de arte iam sentir a falta. Até o dia em que não farão ali sentido.

    ResponderEliminar