segunda-feira, 14 de julho de 2014

Festejos em Honra de Santo Amaro, na Ordasqueira

Festejos em honra de S. Amaro
     Missa na Capela de Santo Amaro, pelas quatro da tarde, seguida de procissão até ao Parque Verde, junto ao rio, e regresso. A missa foi longa, com a Bandinha Dinossauro, de Moledo -  Lourinhã, a esperar cá fora ao sol. Na homilia, o Padre referiu a vida de Santo Amaro, como modelo inspirador. Seguia a regra de S. Bento, grande construtor da Europa, e sucedeu-lhe como abade. Os beneditinos tiveram um papel importante, no desenvolvimento dos povos do reino de Portugal. Não foram esquecidos os monges de Cister, a partir da casa-mãe de Alcobaça, seguidores da regra de S. Bento. Com granjas espalhadas pelo território do Oeste, foram mestres de agricultura. O tema da homilia foi a parábola do semeador*, do Evangelho de S. Mateus.
O Sr. Padre não se esqueceu de agradecer aos festeiros o muito trabalho que tiveram, para que nada ficasse por fazer, e tantos aspectos é preciso sempre salvaguardar.
Já me esquecia! Sobre a proximidade dos monges às populações, foi referido que a igreja de Matacães se chamava a abadia e aqui, no meio do campo onde nos encontramos, com a Quinta de Macheia pela frente, o mosteiro. A ruralidade respira-se ainda intensamente**.
Seguem seis pequenos vídeos, para dar uma ideia do percurso da procissão. E uma apresentação de diapositivos. Ambos se completam. As paisagens para as bandas de Matacães e Monte Redondo, acompanharam-nos no regresso a casa, para o Sarge.







---



     *  Pode ler-se no capítulo 13 do Evangelho de Mateus os versículos 1-23, que foram lidos e explicados na homilia.
     ** Receio que a memória me atraiçoe quanto à precisão do que aqui digo, mas o espírito é exacto.

4 comentários:

  1. Bonita e trabalhada reportagem...
    Festas a que não tenho o costume de ir....infelizmente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica aqui ao pé e gosto de ir conhecendo a vizinhança.
      Um abraço

      JL

      Eliminar
    2. Tal como o Andrade, também nunca estive nesta festa...
      Mas os videos estão muito bons e isso já me permitiu ficar a conhecê-la...
      Parabéns
      Albertina Granja

      Eliminar
    3. Há qualquer coisa na Bandinha Dinossauro, a presença dela, a começar pelo nome... Há uns momentos em que aprecio sobremaneira o acompanhamento que alguns poucos instrumentos fazem à trompete. O tambor, o saxofone..., muito calmo e compassado...

      Eliminar