quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Nella Maïssa

  Morreu Nella Maïssa, de quem tinha ouvido entrevista(s) dada(s) a Jorge Rodrigues, no Ritornello da Antena 2. Hoje, a mesma estação dedicou tempo à pianista e ouvimos uma conversa-entrevista dela com Alexandre Delgado. Muito interessante. Tocou obras de compositores portugueses, Domingos Bontempo, em especial.
Nascida em Turim, veio para Portugal, devido à situação que se vivia em Itália, com Mussolini no poder.

A vida dos judeus em Itália era tranquila e eles estavam bem integrados com a população antes da subida de Mussolini ao poder em 1925. Aliás, os problemas de restrições à liberdade só começam mesmo em 1938, altura em que os judeus começam a sentir a necessidade de sair do país devido à aprovação de leis antissemitas em Itália (leis relativas ao casamento; declaração sobre quem devia ser considerado de raça judaica; lei sobre a disciplina do exercício das profissões por parte dos cidadãos de raça judaica; limites impostos à propriedade imobiliária e à actividade industrial e comercial aos cidadãos italianos de raça judaica; exclusão dos elementos judaicos do campo dos espectáculos). «Deixamos de ser gente», afirma Nella Maissa sobre esta situação, «Não podíamos ter propriedades, não podíamos mandar os nossos filhos à escola, não podíamos ter empregadas domésticas católicas, não tínhamos direitos. Qualquer pessoa podia matar-nos, porque nós judeus nem sequer éramos considerados gente. Foi nesta situação horrorosa que decidimos partir de Itália.»
(Ver, aqui, JUDEUS EM PORTUGAL DURANTE A II GUERRA MUNDIAL, - MEMÓRIAS DE UM PARAÍSO EM TEMPO DE GUERRA. Catálogo da exposição, Fundação Calouste Gulbenkian, donde se tira o texto transcrito.)

Portuguesa ou italiana, como se sente?, perguntou Alexandre Delgado. Em três meses, aprendeu a falar português, mas a partir daí a sua maneira de falar não evoluiu, deixando sempre transparecer o passado, a origem e substância complexa do seu ser. Como se falar perfeitamente outra língua extinguisse nela partes de si. Sente-se europeia. Acaba por decidir-se portuguesa. Mas não precisa de se decidir. É Nella Maïssa.
Nota: Escrevo Maïssa, para não ter que estar a dizer como se deve ler o nome. Não devia.

Sem comentários:

Enviar um comentário