domingo, 21 de dezembro de 2014

Camerata Vocal de Torres Vedras e Grupo Coral de Queluz - Concerto de Natal

Permito-me copiar da página do facebook da Camerata:

A Camerata Vocal de Torres Vedras apresenta o seu concerto de Natal na igreja do Turcifal, tendo como coro convidado o Grupo Coral de Queluz.
Como dita a tradição, este concerto será marcado por composições musicais muito criativas, sempre no espírito natalício, com actuações individuais de cada coro e algumas peças em conjunto. Um belíssimo programa familiar de Domingo à tarde!
 Direção artística: António Gonçalves, Camerata Vocal de Torres Vedras
Pedro Miguel, Grupo Coral de Queluz
Estive lá. E reconforta-me sempre passar pelo Turcifal, a que me ligam memórias, que assim actualizo sempre. É viver outra vez. O dito popular acertou em cheio. E encontro alguém bem conhecido, que me diz, virando o olhar mesmo para trás de nós: «Fui aqui baptizado.» É o compartimento, grande, a modo de capela, e está ali a grande pia baptismal.
As imagens esbatem-se muito na memória e ver hoje o grande salão da igreja de Santa Maria Madalena foi quase uma recriação. «É a maior igreja do concelho» -- diz o meu companheiro, bem conhecido. Colhi a mesma impressão. «Foi feita com os restos do convento de Mafra», é comum ouvir-se. Talvez, a torre, penso, depois de ter consultado o texto, aqui arquivado, no fim.
A actuação da Camerata foi linda, diz-vos um leigo na matéria. A certa altura, um solista cantou do alto do púlpito do lado do Evangelho, penso que era o regente da Camerata. Não consegui ouvir nem ver tão bem como desejaria, tão longe que estava. Pareceu-me (a actuação) um pouco mais variada e contrastada nos arranjos e réplicas das vozes que a do Grupo Coral de Queluz, também ele cantando muito bem.
Não foi possível obter a folha com a programação, embora ela existisse.
No final, os dois grupos juntaram-se e cantaram uma peça de Natal sul-americana, em língua castelhana, fala popular, talvez população de origem índia, o Emanuel é «Manué», Nossa Senhora, a «Senhorá»... Depois de cerca de 75 minutos de canto, podia-se ter terminado, mas não o quis, assim, o público, nem os intérpretes, com a satisfação de todos e dos próprios, repetindo a canção. Foi o brinde, mais uma prenda de Natal.

Camerata 

 O mesmo

 Os dois grupos corais,
Camerata Vocal de TorresVedras e Grupo Coral de Queluz

 Solista, num dos púlpitos característicos do século XVII


*

(MONUMENTOS E EDIFÍCIOS NOTÁVEIS DO DISTRITO DE LISBOA, Junta Distrital de Lisboa, 1963

Igreja de Santa Maria Madalena, Turcifal (Da Internet)

2 comentários:

  1. Também lá estive e gostei muito....!!!
    Foi um bonito concerto de Natal.
    Achei todas as interpretações fantásticas, mas a do Solista no púlpito foi fabulosa....!!!
    AG

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Creio que o solista também cantava, ao mesmo tempo que dirigia o coro, pelo menos às vezes, mas não sei.
    JL

    ResponderEliminar