quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A montra de 2014

            31 de Dezembro de 2014
Talvez haja, aqui, nesta montra de 2014 alguma lacuna. Noto um período de aproximadamente um trimestre no miolo do Verão em que não há registo fotográfico das montras do Posto de Turismo. Achei curioso mostrar o que os serviços competentes vão considerando útil promover ou dar a conhecer neste lugar aos torrienses e a quem nos visita.
Resolvi seguir uma ordem cronológica e parece haver repetições. Todavia, mesmo quando isso acontece, os ângulos são diferentes, a qualidade das imagens, às vezes, melhora... Não será diferente do que acontece em cada dia seguinte, quando estamos ansiosos por frequentar e ver as mesmas coisas e pessoas já muito nossas conhecidas. Há sempre qualquer aspecto novo.
Uma coisa não muda e é o quadro, o mural ou tapeçaria pintada, na parede do fundo. Atrás das actividades de lazer, cultura, artísticas, económicas que vão desfilando ao longo das semanas e meses, Torres Vedras mostra a sua linhagem, o seu passado, com monumentos, com ser terra de rainhas. Aqui nasceu a filha de D. Duarte e irmã de D. Afonso V, Leonor, que veio a ser Imperatriz da Alemanha, pelo casamento com o Imperador Frederico III, do Sacro Império Romano-Germânico. Diz a legenda:

SAÍDA DA INFANTA D. LEONOR DE PORTUGAL DESTA VILA DE TORRES VEDRAS EM 1451

     O passado é uma advertência. Queremos continuar a ser importantes, cada um na sua tarefa contribuindo para o bem-estar de todos.
      Isso, o que nos diz o quadro.
      É bom.
17 Jan



*
24 Jan





*
21 Fev


*
22 Fev




*
3 Mar


16 Mar










25 Mar




 *
31 Mar



*

12 Abr

SAÍDA DA INFANTA D. LEONOR DE PORTUGAL DESTA VILA DE TORRES VEDRAS EM 1451

*
24 Mai






26 Mai













*
28 Mai













*

30 Ago









*
6 Set



*
11 Out


*
2 Nov








*
14 Nov





*
28 Dez











*
LEONOR DE PORTUGAL / IMPERATRIZ DA ALEMANHA - Diário de viagem do Embaixador Nicolau Lanckman de Valckenstein, Edições Cosmos, lisboa, 1992 (Importante relato, traduzido do latim, publicado sob coordenação de Aires Augusto Nascimento).

Sem comentários:

Enviar um comentário