sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

São pedras-luz

No Pátio Amarelo, uma passagem de luxo liga a Rua 9 de Abril e a Rua de Serpa Pinto; foi aberta há coisa de uns quinze anos pelo Dr. José Alberto Sardinha, ao que julgo saber proprietário do espaço e inspirador do projecto. Digo de luxo pela qualidade, pelo bom gosto, patente no conjunto e nos pormenores, das lojas ao espaço mais de lazer do pátio central, sem esquecer parte da parede mais próxima da 9 de Abril, deixando a pedra nua, como de muralha.
Vale a pena voltar ao Pátio Amarelo, mas, por agora, o objectivo é mostrar as bolinhas coloridas, que já uma vez aqui apareceram em mensagem com este título, de 17 Dez. 2013, numa fotografia nocturna do Largo de S. Pedro.
A parte final do vídeo é especialmente interessante. As bolinhas parecem raparigas da escola primária a jogar às pedrinhas. Cada pedrinha é uma rapariga (também pode ser rapaz). São pedras-luz. Há bolinhas fixas, não saem do seu lugar. Estão no centro. As outras raparigas-bolas-de-luz afastam-se, lá vão elas em aparente desordem a cantar e a dançar. Depois, voltam, refluem em grande alegria, a juntar-se à que ficou no meio da roda. São como o sangue que vai e volta ao coração.
 

4 comentários:

  1. Escreves mesmo bem, amigo! Estilo jornalístico de qualidade que aprecio.

    ResponderEliminar
  2. Estas "pedras-luz" produzem na verdade um interessante e bonito efeito e, na época natalícia, a cidade fica ainda mais bela com este "saltitar" de tantas bolinhas de luz...!!!
    "......as bolinhas parecem raparigas da escola primária a jogar às pedrinhas......"
    Gostei da comparação...
    AG

    ResponderEliminar