sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Deste Carnaval, gosto

13 Fev. 2015, 14:15
Na Paiva de Andrada, gente bastante nova na zona do HORA H. Tirei umas fotografias, de longe. Ovídio pediu-me para lhe tirar uma foto. Depois, quis outra com um amigo. Não estava triste, como, às vezes, o seu grande homónimo da antiguidade*. O amigo, já depois disto, numa corridinha de ocasião, que nas ruas nem sempre se está parado, para mais, nestes dias..., deu-me um encontrão(zinho), de passagem. Tudo bem; «numa boa», diria o Orlindo.
Fui passando, rua abaixo. Vejo pessoas, divertindo-se, calmamente. A alegria do encontro, numa época especial. O HORA H está cheio; dança-se, «com medida». Também se pode dizer pegado, dança «comedida». Cá fora, como disse, um círculo informal de gente. É a «esplanada» do HORA H.
Um pouco adiante, vinham subindo a rua umas rapariguinhas, de polícia, vestidas de preto, como num dia qualquer.
Deste Carnaval, gosto.

 Não se metam com a «senhora»

 Afinal, Ovídio está armado. E o amigo está armado em apoiante.

Ao fundo estão quase a aparecer as raparigas-polícia. É só esperar um bocadinho

_____________________
* Ovídio, poeta romano, foi castigado em 8 d. C. pelo imperador Augusto, com o exílio em Tomis nas costas do Mar Negro, por motivos nunca completamente esclarecidos. Aí escreveu, ainda, sempre com saudades da pátria, Tristia (a adversidade, os acontecimentos lamentáveis, as coisas tristes), Epistulae ex Ponto, (Cartas do Ponto) e Ibis, título pedido de empréstimo a obra homónima de Calímaco, hoje, perdida.
Ovídio morreu em Tomis (17/18 d. C.), actual Constança na Roménia, que o reivindica como o seu primeiro poeta.

1 comentário:

  1. Em Torres Vedras o carnaval começa cedo a fervilhar...!!!
    Deve ser o único sítio no país onde, pelo menos um mês antes, já os foliões estão prontos para esta "grande festa"....!!!
    Não deixa de ser curioso este espírito ao qual quase todos aderem...!!!
    Tenha um bom Carnaval...
    AG

    ResponderEliminar