quarta-feira, 1 de julho de 2015

No Centro Educativo Alice Nabeiro



Antes de o dia acabar, queria dizer que ontem, calhou estar no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. Ali, pude ver todas as salas, com crianças acompanhadas de educadores e professores. Ciência, uma curta metragem, explicação dada por um rapaz de nove ou dez anos naquele sotaque campomaiorense ouvido com todo o gosto de tantas bocas infantis, com a última sílaba um tanto carregada/prolongada, uma espécie de coda... Numa mesa, três copos; um de vinagre e dois de vinho. O rapaz falou-nos do segredo para obter vinagre. E de prova cega de vinhos pelo olfacto. Outro menino mostrou-nos e explicou o funcionamento dos drones, com pequenos modelos prontos a levantar voo ali mesmo. Podem servir para alerta de incêndios e fomos também advertidos por este pequeno cientista, para possíveis e perigosos usos intrusivos.
Uma ou duas palavras de inglês, em resposta a perguntas que a professora de inglês faz a cada um e a cada uma. Vimos mais salas.
No corredor central, cartazes emoldurados sobre o ECO-CÓDIGO, em que vários estabelecimentos educativos — Sintra, por exemplo — deixaram frases rimadas (rima no meio e no fim, geralmente em «ar») Todas as frases defendem o respeito pela natureza e têm ilustrações apropriadas e agradáveis à vista.
Em papel de cenário, se a memória não me engana, um cartaz de dimensões apreciáveis reproduz em grafismo imagens que justificam o título
A maravilha do montado
no encanto pela natureza, os ecossistemas e a biodiversidade.
À direita, um quadro na parede fascinou-me. Está ali tão bem... É quase uma bandeira do CEAN (cé-ã). Contou a senhora directora-executiva que Espiga Pinto, primeiro, explicou às crianças, como pintava, misturava as tintas, e depois, já com as coisas preparadas, noutro local e perante o mesmo público infantil começou a pintar. Os seus gestos largos, esboço de círculos... Imagino repetidos movimentos de dança com o pincel, um ballet. Aí, gerou-se um silêncio total. Religioso. De espanto?


Quem não ficaria apaixonado pelo quadro?
*
Cá fora, princípio do espectáculo com crianças da Sala Mágica (pré-escolar), com o grupo de bombos «Rufando na Raia». Tambores e bombos. Adoro bombos. Pumba, pumba, pumba! Sempre a bombar...
O Ensemble de Flautas do Centro Educativo Alice Nabeiro tocou o Fado da Abelha Maia. No final, foram entregues os títulos aos Finalistas de 2015, com vistosa roupa e cartola (de cartolina).
As mães dos meninos e meninas da Sala Mágica sobem ao palco e cantando recordam o tempo passado no CEAN e à D.ª Alice e Sr. Rui, aos Professores, à Sr.ª Directora, aos Auxiliares, a todos, agradecem:
Agora em nome dos Pais,
Queremos agradecer,
Por os nossos pequeninos,
Terem ajudado a crescer!
Peço licença para utilizar, aqui, o folheto Festa de Finalistas 2015.


Um ano de 2015/2016 cheio de felicidades para o CEAN e todos os que nele trabalham, vivem e convivem, miúdos e graúdos, são os meus votos.
*
Uma selecção com interesse, para quem quiser fazer uma ideia da vida, das actividades e da filosofia que informa o Centro Educativo Alice Nabeiro:
http://umacasacomumoplanetaterra.blogspot.pt/ (Ver os meses de Maio e Junho de 2015)

2 comentários: