sábado, 29 de agosto de 2015

O último dia do café Sisandro

28 de Agosto
O último dia do café Sisandro, no sítio em que o temos conhecido foi hoje, 6.ª-feira, 28. O que aqui damos mostra momentos da tarde e da noite. A primeira foto é das 14:37 e a última, das 22:21. Ainda lá ficaram, calmamente, pessoas, gozando a noite de Verão. Todos ou quase todos habituês (assim, mesmo, grafado à portuguesa, o que uns costumes de há uns anos já permitem e escuso de escrever «habitués», à francesa, senão começamos a pronunciar como em matinés; a grafia sempre tem importância na língua, verdade?). Quanto a mim, embora se possa não concordar, tenho de me afirmar habituê, não porque o seja, possivelmente, mas porque quero sê-lo. Não vou dizer semi-habituê, caso contrário o Dr. Eugénio zanga-se. Quer-nos mais definidos, e a verdade é que a afeição pelos lugares e o fazer-se ou não parte deles, não se medirá exclusivamente pela quantidade de minutos lá passados...
Amanhã, o Sisandro não abre ao público. Em 26 de Setembro próximo contamos visitar o café que servirá o novo Choupal, do outro lado do rio, perto da encosta de São Vicente. Aguarda os clientes do Sisandro de hoje, mais outra gente que lá afluirá, qual outro rio, a nascer da ponte pedonal. Virão de Torres, a cidade que está do outro lado.
— Vou a Torres — já tenho ouvido dizer a quem está do lado norte da cidade..., sentado numa cadeira do café Sisandro.
Quando soube do que estava a acontecer, apressei-me a registar as imagens: do café e da ambiência, da paisagem que o rodeia, diurna e nocturna. Nota-se um acelerar dos trabalhos. O dia na obra é mais longo.
Vale a pena clicar nas imagens, para ver em ecrã inteiro.












 Também o apresentador Fernando Mendes, aqui entra pela última vez





 Lua cheia



Numa destas mesas, assisti a uma «merenda do acordeão»



 O Sisandro vai para o mar






O Sisandro vem da nascente



De noite, a janelinha iluminada do lado do rio chama-nos



 O café, visto do lado da ponte  da Mentira












9 comentários:

  1. Uma reportagem ao mais ínfimo pormenor narrativo e fotográfico. Parabéns. Nunca estive neste café mas conheci-o. Há poucos dias, sem que ninguém me impedisse, percorri demoradamente o novo Choupal, atravessei o viaduto (de cima vê-se melhor, foi o que fiz), tirei fotos... um espaço muito bem aproveitado. Mais um espaço verde para Torres Vedras.

    ResponderEliminar
  2. Começa a poder-se lá andar à vontade, mas o João leva-me a dianteira nisso. Também já fiz pequenas surtidas, mas ... Quanto às fotografias nocturnas, ontem, pratiquei um bocadinho, mas é um espaço quase inexplorado.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Tudo muda... e o café Sisandro também...!!!
    Já falta pouco para que o Choupal se apresente renovado e assim o Café Sisandro poderá proporcionar aos seus clientes habituais e certamente a muitos mais, uma paisagem e um ambiente melhorados....
    Bom fim de semana
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai ser como diz. Talvez se possa pôr mais árvores.
      Bom fim-de-semana
      JL

      Eliminar
  5. O Jose Luis fez aqui óptima reportagem e que fica para a história do já extinto café do Choupal, o antigo café "cheirinho".
    Ainda me lembro do tempo em que passar por ali era um verdadeiro sacrificio para as nossas fossas nasais, devido ao cheiro proveniente de outras fossas e destilarias existentes a jusante.
    Tudo tem vindo a melhorar e ainda bem!
    Boa semana.
    LG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e óptima semana para o Leandro. Entretanto, ganhei estima pela gerência do café, gente competente e afável.
      JL

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Peço desculpa, mas eu queria dizer "a montante".

      Eliminar