domingo, 13 de setembro de 2015

O Círio da Prata Grande na Encarnação: semana de despedida

Domingo, 13 de Setembro de 2015


Ontem, na Encarnação, missa dominical, vespertina, a que assisti. Hoje, pelas 7 e meia da manhã, o círio partiu em direcção à Nazaré. A Senhora da Berlinda vai ver a mãe. Podemos dizer: Nossa Senhora da Berlinda vai ver a mãe, Nossa Senhora da Nazaré. Sabemos que é sempre a mesma, debaixo das muitas invocações. Nossa Senhora da Nazaré está nas dezassete terras que participam no círio da Prata Grande, fica um ano em cada uma, mas a Nazaré é a sua casa maior. Os fiéis querem que seja duas, sendo apenas uma, como sabem. A questão é a vivência. Na maneira de falar de uma senhora de ontem, a quem perguntei algo, na rua, sobre o programa das cerimónias, diz-me ela e fiquei impressionado com a identidade, faz parte da vida dela, sem nenhuma distância. A Senhora está ali, com eles e elas no dia-a-dia. É também mãe de toda a gente, próxima, benigna. «Amanhã, vai ver a mãe.» Depois — continua a esclarecer-me —, depois, há lá missa e volta à tarde à Encarnação.
Antes das sete, já lá estava. Preparava-se a viagem ao Sítio. Fiquei algum tempo a visitar a zona à volta da igreja. Meia hora antes das quatro e meia aguardei na Ponte do Rol a passagem do cortejo e acompanhei a entrada na igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Os meninos cantaram as loas. No fim, todo o povo cantou a Avé Maria.
Maria segue, com meia hora de atraso, no caminho de regresso. A chegada à Encarnação será já um pouco tardia. Vai ser recebida, ainda, em várias aldeias, entre elas, a Pedra, Sobral (da Abelheira) e na Carregueira, de que ouço dizer que lhe está preparada uma recepção empenhada.
Resta dizer que na Ponte do Rol era também dia de círio a Santa Cristina, tendo estado ambas as imagens e respectivos acompanhantes e oficiantes dentro da igreja. O cortejo de Santa Cristina entrou primeiro, simbolizando o povo da terra a receber a visita da Senhora da Berlinda. Cá fora, uma delegação sacerdotal tinha feito as honras da casa.
Durante esta semana, há cerimónias na igreja da Encarnação, com missa às 21 horas.

07:01














Dois trechos tocados pela banda, antes da partida para o Sítio, Nazaré.




*
Andando à volta da igreja



















Biblioteca Municipal da Encarnação, na Travessa das Confrarias


A igreja, vista da Rua dos Lavadouros

Rua dos Lavadouros





*

De tarde, na Ponte do Rol

 16:06

 Círio da Ponte do Rol a Santa Cristina




 Gaiteiros do grupo Rufos & Roncos, criado pelo Professor Joaquim Gonçalves. Com grato prazer, descubro no facebook notícia sobre o Círio a Santa Cristina deste ano. Boa descoberta. Vejo, aí, que o encontro dos dois círios foi uma feliz coincidência. Com a devida vénia a Rufos & Roncos.
[Legenda actualizada às 20:47, de 14-09-2015.]


 Da Nazaré, regressa o círio



















A caminho da Encarnação, o cortejo segue, mas vai ainda ser recebido por várias aldeias. Dia longo, mas pleno.

*
Ver, aqui, a história, comissão, eventos, programa, fotos,vídeos e contacto dos festejos em honra de Nossa Senhora da Nazaré — Encarnação - Mafra —, com ligação ao facebook (pesquisável até 17 de Agosto de 1914).
(Actualizado em 07-10-2015 — acrescentado cartaz do Círio da Prata Grande, Domingo, 13 de Setembro de 2015; e em 25-11-2015  — indicados os sítios www.senhoranazareencarnacao.pt  e https://www.facebook.com/senhoranazareencarnacao?_rdr=p).

2 comentários:

  1. Pelo texto e fotos facilmente se conclui que se trata de uma bonita e importante festa...!!!!
    Não conheço, mas tenho de estar atenta para uma próxima, não perder...
    Bom fim de semana.
    AG

    ResponderEliminar
  2. Chegamos à conclusão que o nosso concelho é um território a descobrir. E os outros à volta, também nos tocam de perto.
    Bom fim--de-semana
    JL

    ResponderEliminar