domingo, 18 de outubro de 2015

FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos

17-10-2015
A Livraria do Mercado já era nossa conhecida de anterior visita, no dia  4 de Agosto de 2013. Aliás, está aberta ao público todo o ano. Voltei lá só para matar saudades, para ver, e acabei por não vir de mãos a abanar. Gastei pouco, é verdade, investi na minha alegria; uma velha História da Filosofia, da benemérita Editorial Inquérito, acabada de se imprimir a 27 de Dezembro de 1946, em tradução de Adolfo Casais Monteiro e publicada na série DÚVIDAS E CONQUISTAS DA HUMANIDADE. O autor é August Messer, Prof. da Universidade de Giessen.
A História da Filosofia apresenta ilustrações — numerosos retratos de pensadores antigos e modernos, alguns documentos e obras de arte relacionadas com a matéria exposta — e é um bom instrumento de trabalho, para estudar ou simplesmente consultar. Lê-se aparentemente sem esforço. Puro prazer para as horas vagas.
Já no regresso a Torres Vedras, passámos pelos Casais Brancos, fronteiro a Óbidos, do outro lado da auto-estrada e de onde se mira esta vila histórica. Deixei-me conduzir, pois ignorava que uma das livrarias associadas à aventura literária liderada pela LER DEVAGAR estivesse fora de Óbidos. A Histórias com Bicho é um lugar muito especial. Percebe-se, mesmo sem ainda lá se ter entrado. É na antiga escola primária, construção do plano dos Centenários, agora desactivada e aproveitada para actividades que tornam o espaço digno herdeiro na tarefa de ajudar a fazer gente.
No regresso, algures na descida em direcção à A 8, não podia deixar de ser: uma fotografia de adeus, a Óbidos e à sua muralha mais alta, recortada contra o céu na luz poente, como os dentes da serra do carpinteiro.

 Livraria do Mercado. Foto tirada do do lado do balcão do livreiro


 Antiga escola primária em Casais Brancos. Actualmente, Galeria, Livraria Histórias com Bicho.







Vista de Óbidos, deixados os Casais Brancos, a caminho da A 8 e de Torres Vedras.

2 comentários:

  1. Desconhecia a existência deste festival literário...!!!
    Que pena...!!!
    Às vezes as coisas passam-nos ao lado e quando damos por isso já foram....
    Tenho de andar um pouco mais atenta....
    Continuação de boa semana
    AG

    ResponderEliminar
  2. Este ano também ia perdendo. Foi a minha filha quem liderou.
    Boa semana
    JL

    ResponderEliminar