quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Padaria do Moleiro

PADARIA DO MOLEIRO
A ARTE DE FAZER PÃO
E. N.  nº 9, n.º 5 – Gibraltar
2560-122 Ponte do Rol
Tel.: 261 326 037

PANCRISP – Industria de Panificação, Lda.
Sede: E. N. n.º 9, km 64 – Casais de S. Gião
2560-249 Torres Vedras

Domingo, 13
Na Padaria do Moleiro – café, restaurante, pastelaria


De tarde, fomos a Gibraltar. Como é bom sair do nosso cantinho e ir em demanda de longes terras, coisas novas! E, tantas vezes, o longe fica bem perto e faz-nos sonhar. Gibraltar: que nos traz este nome à memória?
Ali transportados, sentamo-nos a uma mesa ao fundo, no lado oposto ao do grande ecrã de televisão, ficando eu de costas para a sala. Ao alcance da mão, um Cardápio de Chocolates, em três línguas, ES/PT/GB. O cardápio é variado e com boas ilustrações. «Prazer em chávena»; «www.letschocolaat.com». A sala principal é ampla, com boa iluminação interior e exterior, Respira-se uma alegria tranquila, pelo serviço discreto, eficiente. O mobiliário de apoio é funcional e os pormenores de ornamentação, cativantes.
Pelo espelho, de larga moldura bege, com motivos vegetais,  no material escavado, deixando espaços entre as folhas, vou olhando para a televisão. Imagine-se a aventura que ia passando na tela, pelas imagens e legendas que  podemos ver.
*
Uma digressão breve pelo lugar deixa-nos reconfortados pela qualidade de algumas habitações e presença de empresas. O conjunto é muito positivo. Merecerá particular menção o espaço fronteiro à Padaria do Moleiro — Sacola – Garden Center —, incluindo um pequeno café, já anteriormente visitado.
Gibraltar fique para futuro apontamento. É um mundo e apetece dizer que o concelho de Torres Vedras os tem inumeráveis, para usar noutra dimensão palavras conhecidas de Giordano Bruno*.__________________
* Giordano Bruno, filósofo italiano do Renascimento, escreveu que o universo contém «mundos inumeráveis» e não só a pequena Terra, em Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos, edição da Fundação Gulbenkian. (De l'infinito, universo e mondi, na edição italiana.)
---

O pior lugar é de costas para a sala?
Espelho meu, espelho meu...

O testemunho trágico de Josalina começa a preocupar


o responsável pela horrenda carnificina.




É um peixe prateado muito bonito.


Alimentam-se à superfície.
Costumamos encontrá-los


Não vejo nenhum suspeito óbvio no mercado de peixe.

*

No dia 14, 2.ª-feira de manhã



– É divertida, faz-me rir!
– E as suas festas constantes.
[Parece tratar-se de um filme na corte francesa do século XVIII]




As mesas estão revestidas com uma obra gráfica que se subdivide em quatro imagens: uma, repetida, para ser lida dos dois lados (só as frases são diferentes, duas a duas:
Pão que sobre, carne que baste, vinho que farte.
Mais vale pão hoje que galinha amanhã.
 e
Pão de padeira, não farta nem governa.
Quem não se farta de pão, de migalhas é que não.);

outra, com o logótipo da PADARIA Moleiro sobre seara de trigo. A terceira imagem representa FARINHAS FIRMOS LIMITADA, aqui, por amizade, sem deixar de ser, por certo, também por relação comercial. Esta empresa está instalada pouco depois da Mugideira, e a caminho do Campo Real, no lado direito da estrada do Catefica para a serra do Socorro. Os edifícios podem, ainda, ser vistos por quem siga na EN n.º 8, do Carvalhal para Torres Vedras ou o inverso.
 * 
As imagens que deixo como anexo, no final desta mensagem, foram registadas num passeio a Casal de Barbas, em 7 de Junho de 2013. Quem tiver curiosidade de me acompanhar nesse passeio, pode ler e ver, aqui.
*

 14 de Dezembro


14 de Dezembro

Adenda de 16 Dez.


O pão e o vinho








*



A cama são espigas de trigo




Esplanada, com ligação ao interior

Regressamos a Torres

 Perto da vedação da Sacola, do lado de Torres Vedras

Banco, mesa ou abrigo

De Gibraltar, com amor

Até à rotunda para a Fonte Grada, 1 000 metros; passamos diante da Paul (antigamente chamada Apaul), adeus, Paul!, o contador do automóvel, posto a zero, marca 1 500 m; no Choupal, 3 600 metros.
***
Imagens de Junho de 2013









2 comentários:

  1. Bela reportagem...
    Aí está um lugar bem bonito e parece-me, bem acolhedor....
    Será para mim paragem obrigatória para tomar um "chocolate quente", quando passar a Gibraltar...!!!
    Continuação de boa semana
    AG

    ResponderEliminar
  2. Faz muito bem. Ainda não ousei, mas vou-me também deliciar com uma escolha que farei no cardápio.
    Continuação de boa semana e bom Natal.
    JL

    ResponderEliminar