sábado, 30 de janeiro de 2016

Vergílio Ferreira

O ciclo de actividades comemorativas começou a 28 de Janeiro
Um dia destes tenho de completar a Conta-Corrente, que agora tem nova edição, completa. Como sei?
Um amigo telefonou-me, hoje de manhã, a hora relativamente matutina (!), para ligar a TSF, estava a dar um programa sobre Vergílio Ferreira, o que fiz. Dantes, não conseguia apanhar a TSF. Procurei e consegui descobrir onde se faz a procura dos postos. Em tempos, pré-sintonizei alguns. Homem de um posto só. A TSF, sintonizada uns minutos depois.
Fui ouvindo até ao pequeno intervalo. Continuei, só desligando o rádio pelas onze horas. Tinha acabado a conversa dos vários intervenientes de que registo apenas, de que lembro apenas os nomes de Helder Godinho e Francisco José Viegas e a intervenção da responsável pela biblioteca municipal de Gouveia. Deixo dois ou três episódios.
Vergílio em Évora. Ao princípio da sua estadia, saiu à noite em pequeno passeio e encontra o reitor, que lhe pergunta se está a gostar de Évora. Diz qualquer coisa, provavelmente, sim, gosta, e o reitor respondendo, mais ou menos, assim: -- O pior são os primeiros quinze anos... -- Vergílio começou a pensar no momento em que se havia de ir embora. E agora digo eu: esteve lá catorze anos, pouco faltou para os quinze... Queria Lisboa, mas levou Évora consigo.
Falou-se dos livros muito anotados por Vergílio na sua letra miudinha, Sartre, Malraux, Camus; muito, das aulas no Camões, de um episódio que levou o muito duro reitor Sérvulo Correia a expulsar cinco alunos, o que não veio a acontecer por cinco professores, entre eles o nosso homenageado destes dias, se terem oposto. De Melo. Ouvimos declarações de uma senhora que servia na casa de Melo e ainda hoje tem o cuidado da sua guarda, sobretudo com a inspecção do telhado; tratada como igual, explica-se com toda a clareza e fluidez.
Os livros anotados são de autores que lia, Camus, Sartre, Malraux, Gide... Há estudiosos a preparar teses de mestrado e doutoramento, com base nestas numerosas anotações.
E tanto mais se disse. A amizade e a troca dos respectivos livros de Eduardo Lourenço e Vergílio Ferreira. Talvez seja possível aceder a este programa na net.
*

3 comentários:

  1. Gosto de ler Vergílio Ferreira......!!!

    ResponderEliminar
  2. Eles falaram em «livro canónico», diferente para cada um deles, situado nos últimos da carreira dele. Eu costumo gostar mais dos primeiros livros dos autores; aqui, diria Aparição, O Mundo Original (ensaios), Carta ao Futuro. a certa altura, tive um prevenção e foi que me pareceu que o mundo dele estava a dessorar-se, pela sua vida demasiado académica, imagine!
    O que falta é lê-lo! O afecto em relação a ele, manteve-se. Estas coisas podem não ter explicação, mas é assim.
    Gosto muito de livros de memórias e diários. Conta-Corrente não escapou à regra.
    Boa semana
    JL

    ResponderEliminar
  3. Queria dizer «tive uma prevenção».

    ResponderEliminar