domingo, 31 de julho de 2016

Aldeia Grande - missa e procissão

É possível ir de Torres Vedras ao Cadaval e a Montejunto, sem fixar as terras por onde se passa. E para quem vive no Sarge, não saber isto é um pouco estranho. Penso que a situação «estranheza» é muito vulgar. E na verdade só uma inércia intelectual, emocional, vivencial ajuda a explicar este estado de coisas. Tenho-me esforçado por contrariar esta falta de conhecimento e de amor pelo que está no meu meio ambiente, bem perto.
É tempo de festa na Aldeia Grande. Hoje, houve missa (15 h.), seguida de procissão (16 h.)
Na missa, o pároco fez o historial da ermida e referiu o culto local a S. Martinho e a S. Sebastião. Destacou a importância do culto ao Divino Espírito Santo, em ligação espiritual a Alenquer, de onde passou aos Açores, tendo ali, como se sabe, muita importância.

O percurso seguido pela procissão é bastante grande, pois a aldeia estende-se em distância considerável pela ampla várzea onde tem o seu assento. Partiu-se em direcção à estrada nacional, daí na direcção de Torres até à entrada da localidade; viragem em direcção à ermida e, lá chegados, é deixada à esquerda e continua-se em frente até virar de novo em direcção à estrada nacional e tomar o caminho do templo, neste esquema:

Ermida do Divino Espírito Santo
 A ermida está em obras há um ano, tendo sido alargada a nave para os dois lados, com plena visibilidade para os fiéis. As obras continuarão por mais doze meses.  À direita, espaço para a catequese e outros serviços. A galilé (alpendre) tem uma elegância sóbria, acolhedora.



Junto à ermida, instalações da Incrível Aldeia Grandense
*
Saída da procissão





Atrás de S. António com o Menino, S. Pedro










*
Depois do regresso


 O pároco, tendo atrás o diácono, dirigiu algumas palavras à assistência e agradeceu o contributo da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense, onde se estrearam quatro novos jovens elementos. A banda tocou o Hino da Paz, ficando assim concluída a parte religiosa da procissão, tendo-se os religiosos retirado. O regente, a seguir ao Hino da Paz, fez, nas suas palavras, «uma oferta aos visitantes», havendo a filarmónica «atacado» a marcha PRIMA USCITA (primeira saída), seguindo depois para o pátio e recinto de jogos da «escola primária». Acompanhei-os e estive ali alguns minutos, mas não fiquei para o concerto.

*
http://www.freguesias.pt/maxial/freg_aldeiagrande.php
http://sfialdeiagrandense.blogspot.pt/2009/09/localizacao.html
https://www.youtube.com/watch?v=nZledDVuIX8 (Hino da Paz)
https://www.youtube.com/watch?v=KLn7t6Wur40 (Prima Uscita, marcha de Renato Soglia)
[Festejos em honra de S. Sebastião e Espírito Santo, lê-se no cartaz das festas - informação acrescentada em 04-08-2016)]

2 comentários:

  1. Estamos em época de festas...
    Todas as aldeias têm a sua e os seus habitantes (especialmente os naturais), gostam e participam...
    É muito bonito...!!!
    Continuação de boas férias...
    AG

    ResponderEliminar
  2. Continuação de boas férias para a Albertina.
    Tenciono ir a mais uma ou duas festas e temos o círio da Prata Grande à porta.
    JL

    ResponderEliminar