segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Cant'Arte na Igreja de Santiago

Dia de Reis, Domingo
Foi o oitavo e último concerto do grupo coral na quadra natalícia, desta vez em Torres Vedras. Pelo menos meia hora antes, já havia pessoas à porta da igreja esperando entrar. Lá dentro afinava-se os últimos retoques, bem como a disposição dos naipes masculinos e femininos, a princípio separados, como viemos a saber. Só depois de cantarem uma ou mais peças do repertório os homens foram saindo da zona de entrada da igreja, onde se encontravam, indo tomar os seus lugares junto à capela-mor.
O sentido desta separação deve ter-se explicado pelas palavras das primeiras canções, que não percebemos na íntegra... Seguiu-se o encontro.
A coralista Manuela Pacheco fez uma breve apresentação do que iríamos ouvir na nossa língua e outras, incluindo em zulu (África do Sul); lembrar o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos e o significado das suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
Maestrina: Fernanda Pinto.
Ficam algumas fotografias, para recordar e dar a conhecer um pouco da igreja, felizmente aberta ao público, depois de tantos anos encerrada.
E bonita é ela. Grande nave única e pinturas na parede por cima do arco triunfal lindas na sua singeleza e espiritualidade própria do lugar. O conjunto tem grandiosidade e impressiona quem entra na igreja. É uma alegre surpresa, para quem cruza o portal de entrada pela primeira vez.
P. S. Vejo, entretanto, a razão por que os homens estavam separados das mulheres, à entrada da igreja. Di-lo em inglês a segunda canção, DecK the Halls. Eles são os rapazes que querem ir ter com as raparigas, cantar com elas a alegria do Ano Novo. E seja assim o ano todo. Lá lá lá lá lá lá… O ano velho passa a correr, saúdem o novo, rapazes e raparigas… Lá, lá, lá, lá, lá, lá…Cantem, alegres, todos juntos… Não liguem ao vento e ao  tempo.

Repertório
Esta noche es noche buena
Deck the Halls
Natal de Elvas
Entrai, pastores, entrai
Linda noite
Natal de Évora
Meia noite dada
El noi de la Mare
Velo, que bonito
El niño perdido
Los peces en el rio
O meu Menino Jesus
Hacía Belém
Siyahamba
Angels We Have Heard on High
Joy to the world

Largo do Dr. Justino Xavier da Silva Freire
À esquerda, a biblioteca municipal


   Sou Santiago, orago desta igreja. Entrai...




Sem comentários:

Enviar um comentário