quarta-feira, 21 de abril de 2021

Miradouro do cabo Girão

Sábado, 25 de Julho                                                                                    4 de 19

Tarde

Deixada Câmara de Lobos, aproximámo-nos do cabo Girão, ainda na encosta sul, a oeste do Funchal. Apoiada na arriba, quinhentos e oitenta metros acima do nível do mar, construída em 2012, uma plataforma de vidro está sobre o vazio, pode pisá-la quem não tiver vertigens… Olhamos a baía de Câmara de Lobos e o vaivém do parapente para cá e para lá, o oceano imenso a perder-se no horizonte. A sensação de grandeza do cabo Girão, o avermelhado da enorme parede do promontório parecem menos vivos que a imagem já nossa conhecida, obtida a partir do mar. Dessa perspectiva, há-de ser deslumbrante. E inteiro, cara a cara.

Aqui se improvisou rampa de lançamento de homem voador, na sua mota. No final do percurso de acesso é montado um estrado assente em vigas de madeira, pintura a vermelho, é o plano inclinado ascendente para o abismo. Lá vai acelerado o Ícaro moderno, ganha velocidade, aproxima-se da passadeira dos dias de pompa. Lá vai, lá vai…

Aproxima-se, lá vem, lá vem, passa por nós, lá vai…, um choque tenso ao subir, falta-lhe o ar, voa, sem terra debaixo dos pés, parece elevar-se, desprendendo-se… Voa a descer, em queda livre, em queda livre, abre o pára-quedas e vai pousar na bordadura de pedras que separa a fajã do mar. A mota precedeu-o, foi batendo na encosta.

— Coitada da mota — dirá o atleta em tom de festa passando junto dela onde jaz partida, e acredito na sua sinceridade.

Será uma puerilidade, mas penso que há alguma agressão à encosta, uma vez e outra repetida. O que se aprecia num monumento como o cabo Girão é o seu carácter de monumento, natureza na sua virgindade.

— Bagatelas — Pois[1]!...

***

Nos linques seguintes, pode obter-se mais informações sobre dois teleféricos, ambos do concelho de Câmara de Lobos, um de acesso às fajãs do cabo Girão e o outro nas suas proximidades.

http://www.concelhodecamaradelobos.com/dicionario/teleferico.html

https://www.madeira-web.com/pt/locais/camara-de-lobos/o-que-fazer/teleferico-do-rancho.html (teleférico do Rancho)

https://www.youtube.com/watch?v=PYPV5pHGBWE (teleférico do Rancho)

https://www.youtube.com/watch?v=4xEkK7kfuc0 (Fajã dos Padres)


[1] Não vimos o homem voador nem a sua mota, mas a situação é real. Pode pesquisar-se no YouTube –Salto Cabo Girão (publicação em 2006 e 2010, pelo menos).











Fajãs

Ao fundo, a baía de Câmara de Lobos vista do cabo Girão

Sem comentários:

Enviar um comentário