domingo, 17 de julho de 2016

Festa na Feliteira

Sábado, 9 de Julho

10-07-2016, 09:14

10-07-2016, 12:31
Naquela formosa alameda sentimo-nos próximos de nós mesmos e da natureza. Antes da missa, enquanto se espera, cá fora, o diálogo acontece. Há sempre qualquer coisa a dizer ou a perguntar, simplesmente contactar quem está ao lado. E aconteceu agradável troca de impressões com alguém. Quisera falar um pouco da missa, mas o que se ouve e vê fica no sangue, nem sempre se deixando transmitir. Por altura da Eucaristia, um casal, a partir da entrada da capela, dirigindo-se ao altar, leva nas mãos o fogo santo, a alimentar-se de azeite em pequeno recipiente de vidro.
O sino toca. A Treze, a rufar. O sino é fraco? Mas, não. Ouve-se em toda a aldeia. Os bombos, os tambores. Atrás de todos, os bombos oferecem-nos uma alegria ordenada, os bombos e nós somos um, eles e nós, nós e eles. É um contínuo feito de pulsações e ritmo, como o coração. Começo a reparar que o bombo do lado esquerdo (o da senhora) tem um som diferente, como pancada seca em madeira. Diria som não musical, definível de dó a si. O baixo e o tenor, vou suspeitando. «É um som mais agudo», explica o homem (jovem) do bombo da direita, «e o tambor marca o compasso.»
A procissão na ida chega ao Largo do Sizandro, um anúncio em quadripé no chão diz discretamente CAFÉ DA YARA (a poucos metros na estrada / Avenida 25 de Abril).
Atravessamos o Sisandro. Por tudo o que me rodeia, pela comunidade, equilíbrio homem/natureza, sinto-me comovido; até orgulho.
*

Feliteira: dias 9 e 10, festa de angariação de fundos para o restauro da capela. Dia 9, 16h abertura da quermesse, com petiscos e artesanato, 18h30 missa de ação de graças seguida de procissão, 21h30 grupo de danças e cantares do concelho de Sobral de Monte Agraço/Seramena, 22h rancho folclórico e etnográfico Danças e Cantares do Furadouro, 22h30 música ao vivo com o duo Nuno Fonseca e Andreia; Dia 10, 9h II Rota das Ermidas (inscrições: 912 832 175), 12h abertura da quermesse, petiscos e artesanato, 15h rancho Os rurais do Furadouro, 16h momento de oração. A entrada é livre
[Badaladas, 8 de Julho de 2016]

No Largo da Associação deixámos o carro. Abertas as portadas do oratório, habitualmente cerradas. Daqui seguimos para  a alameda, com o refrigério de árvores nas beiras, os campos largos e a capela de N.ª Sr.ª das Necessidades [Esta, o vídeo,  e todas as fotografias que seguem são do dia 09-07-2016.]

A missa de acção de graças na capela de Nossa Senhora das Necessidades teve início já perto das 19 horas, com um pouco de atraso talvez devido ao calor que fazia; assim, a procissão atrasaria também. Depois de percorrer as ruas principais dos dois lados do rio Sisandro, o cortejo regressou à capela. Aqui, mostra-se apenas a saída do pequeno templo, mais para dar o som dos A TREZE A RUFAR. A Treze a Rufar é um grupo de percussão da Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, Sobral de Monte Agraço.



Rua Valério da Costa


Rua da Boavista



A procissão regressa. Foi até ao entroncamento com a Rua das Campinas







Avenida 25 de Abril




Volta da procissão

Ao chegar ao Largo do Sizandro e Calçada Georges Dargent, a procissão vira à direita, seguindo pela Rua das Amoreiras até à Travessa Dr.ª Auzenda, à esquerda, e por aí até ao Largo da Associação.

Largo da Associação - No Oratório, breves momentos de encontro


Depois da paragem no Oratório, a procissão tomou o caminho da Capela de N.ª Sr.ª das Necessidades
***
https://www.facebook.com/capelansradasnecessidades/?fref=nf
https://www.facebook.com/adrossizandros/

Sem comentários:

Enviar um comentário