segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CURVEL - Festa em honra de N.ª Senhora da Ameixoeira


Domingo, 27 de Agosto
Num campo alto, perto da Rua da Ladeira, donde se vê toda a aldeia, a alvorada acorda o povo. É dia de festa, Círio. Um tubo soldado a uma sapata em cruz, perfeito morteiro, está a postos. O operador acende um rastilho à boca do aparato bélico, espera-se uns segundos, um sopro surdo, ffffaaaffff!!!!…, e de dentro da alma do tubo preto sai algo invisível, duzentos metros acima paira, PUM!!! Ou PUM!!! PUM!!! PUM!!!, estoira morteirada… Dez minutos ou mais. É assim. Acorda, Curvel!
Sem foguetes. Proibidos…
Junto à capela de Nossa Senhora da Ameixoeira, aguarda-se a Banda da Sociedade Filarmónica Olhalvense. Acompanhamos o desfile e peditório pelas ruas e pequenos largos. Três jovens (duas raparigas e um rapaz) têm a missão de pedir. Uma, leva o guião de Nossa Senhora da Ameixoeira, que exibe aos da casa (mãos ao alto, segurando cada uma a sua ponta do varão, donde se suspende); a outra, uma pequena bolsa ou taleigo para os donativos. O rapaz, qualquer coisa faz, talvez diga ao que vão, ou simplesmente está. Levava o pendão da Associação Cultural e Recreativa de Curvel, com certeza... A banda toca em cada paragem.
Às dez horas, partida do Círio para a Abrigada, onde haverá missa na Igreja Paroquial, seguindo-se almoço-convívio e o regresso do Círio ao Curvel.
A procissão em Curvel será, este ano, apenas pelas ruas do lugar e não, como habitualmente, saindo da capela, alcançando a Estrada Nacional (ocupando a faixa da direita) e virando à direita, lá mais à frente, para a Rua da Ameixoeira, percorrendo-a (numa extensão de 800 metros, ao que me dizem), de regresso à capela.

 Da Rua da Ladeira se vê o moinho do Toninó, do outro lado da Estrada Nacional

Do mesmo lugar, para lá do muro alto, S. Julião

Na Abrigada 

Ao centro e à direita, a igreja paroquial de Abrigada

Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça, momentos antes da Eucaristia
Esta igreja possui uma imagem de Nossa Senhora da Ameixoeira, venerada pelos romeiros de Curvel


Depois da Eucaristia







*
Informações do facebook da paróquia da Abrigada, com a devida vénia

Sem comentários:

Enviar um comentário