sábado, 15 de agosto de 2020

Ponta de São Lourenço

24 a 28 de Julho                                                                                               1 de 19

Foram dias bem passados, sem nenhum percurso pela ilha, com visita guiada, como da vez anterior. Passeios na Avenida do Mar, no cais ao anoitecer onde está ancorada a réplica da Santa Maria, nau capitânia do almirante Cristóvão Colombo na viagem em que viria a descobrir o continente americano, no ano de 1492. Oferece passeios ao longo da costa sul da ilha, duas vezes ao dia.

À hora do jantar, restaurantes quase desertos... Na beira do mar, dois ou três pescadores lúdicos, de cana alçada, Com um deles conversámos, da Figueira da Foz, a viver no Funchal há quarenta anos. E dali já não sai, por gosto..., embora venha ao continente uma vez ou outra... Lembro a conversa com um homem dos serviços de limpeza da Câmara em Porto da Cruz. Muito viajado, conhecendo Miami, de palavra fluente, talvez um exemplo de diáspora real ou potencial que há em muitos, lembrados no monumento ao emigrante madeirense na Avenida do Mar...

Impõem-se o edifício do palácio de São Lourenço, com frente para o mar e a Avenida Gonçalves Zarco, e esta mesma artéria.

A primeira saída foi para a Ponta de S. Lourenço, com passagem pelo Machico, nossa terra de baptismo madeirense e onde sempre é e será bom regressar. Para quando um passeio a pé no vale do Machico? 

Estou convencido de que por muito que se vá à Madeira sabe sempre a pouco, não porque não venhamos satisfeitos, mas pelo que falta conhecer... Tempo para estar, conversar, falar com gente dali. 

24 de Julho

Machico

Na Ponta de S. Lourenço
Na Ponta de S. Lourenço me desgarrei das minhas companheiras, fazendo um trilho de umas boas centenas de metros para cada lado (ida e volta). Na anterior visita, viemos por outro percurso, passando pelo Pico do Facho
A Ponta de S. Lourenço tem características geomorfológicas distintas do resto da ilha.

















Joaninha avoa, avoa / Que o teu pai está em Lisboa


*

Sem comentários:

Enviar um comentário