sábado, 17 de fevereiro de 2018

Alto e Pára o Baile!



Alto e Pára o Baile! é uma expressão conhecida em todo o país e, na região de Torres Vedras, fundada em situação real – um baile no Varatojo. Deixo este caso de lado e venho apenas lembrar que há novo espectáculo de revista à portuguesa nas Carreiras, já no próximo dia 25 de Fevereiro. (Ver, aqui.)
Estive lá no passado dia 4. Na estrada para Alenquer, chegando a Carvoeira, toma-se o caminho de Carreiras, à direita. Há sinalização do evento. Fui subindo a rua da Associação Dramática e Recreativa e à esquerda, o momento da aparição do edifício… Fiquei contente…
No salão, com cerca de 200 lugares, a revista à portuguesa ofereceu alegria e competência. A danças e cantos de revista seguiam-se trechos de comédia. De novo dança, canto; trecho de comédia… Estamos em ambiente rural e a vivência do lugar é mantida descontraidamente. Os artistas e demais gente que ajuda a pôr o espectáculo de pé são naturais da aldeia ou com ligações familiares a ela.
As situações, a experiência do dia-a-dia não é escondida e a pintura de algum costume, hoje menos politicamente correcto, é dada com realismo. E arte… Que belo o sapateado, as mãos e braços ao alto, a rotação vibrante do corpo, protagonizados pelo Nuno Bonifácio, filho do director artístico, Sr. António Alexandre Bonifácio!…
Dois lindos cenários, guarda-roupa novo, mudança de cenário rapidamente feita durante o intervalo. Bons, muito bons os textos. Uma referência para o director musical, velho conhecido, o Professor Francisco Patrício...
Bom acolhimento...
***
Mais informação recolhida, seguindo de perto o que ouvi e li e visionei:
Esta é a quinta revista que estão a fazer. São uma escola informal…, um grupo de amadores com brio de profissionais, que trabalham em prol da cultura, em prol do associativismo, em prol da nossa terra e do nosso concelho… Estiveram parados dois anos a preparar o actual espectáculo. Estão envolvidas 60 pessoas. Um palco no primeiro acto e outro no segundo. O elemento mais novo tem 16 anos e o mais velho, António Alexandre, 72. A revista antecedente esteve em cena durante 5 anos, com 74 sessões.
Ao princípio, depois da peça de teatro em três actos, vinham as variedades. O teatro nas Carreiras começou há oitenta anos, num tempo em que as mulheres não faziam teatro. Eram três homens, assim de cara menineira, que faziam de mulheres…
(Em Março de 2010, revista Agora É Que São Elas, em cena havia dois anos) – Isto vai durar até que as pessoas queiram.
Dália Franco – Já escrevi cinco revistas anteriores, aqui…, todas.
Ludovina Cruz (Vina) é a presidente da Associação Dramática e Recreativa das Carreiras.
(Ver linques, no final)






Vista obtida do largo em frente do edifício da ADR de Carreiras


A capela, ao fim da rua
***
https://www.facebook.com/torresvedrasweb/videos/1633770433316766/
https://www.youtube.com/watch?v=a8LbtUaQ2_k (1.ª parte)
https://www.youtube.com/watch?v=tfFuzH2K96s (2.ª parte)

Sem comentários:

Enviar um comentário