quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Évora - Novo Hotel na Rua do Raimundo

      Na Rua do Raimundo, em Évora, existiu em tempo que já não conheci uma arena. Ao passar por ali, em 4 de Fevereiro, pareceu-me que aquela grande parede branca arredondada devia ser uma arena e perguntei a um rapaz das obras, homem dos seus vinte e cinco anos. Ele sabia. O espaço foi uma arena. A toponímia de Évora regista no seu elenco a Rua dos Touros, entre a Rua do Raimundo e a Rua Bernardo de Matos, perto e do mesmo lado do edifício em obras.
      
      Ficamos, agora, a saber pelo suplemento «Imobiliário», do Público, que está ali um hotel.

*

Fotos tiradas na tarde de 4 de Fevereiro do corrente ano.
Rua do Raimundo, perto da entrada para a mata.
(Clique nas imagens, para ampliar.)







Em 4 de Dezembro de 2013, Hotel B&B

(Público, Imobiliário, 4Dez2013, com a devida vénia.)




*

Damos o texto em word, para melhor leitura.
            (Adicionado em 5Dez2013.)

*
Endutex abre novo hotel B&B
no centro histórico de Évora

O hotel tem 80 quartos e fica localizado na Rua do Raimundo, uma das artérias de acesso à emblemática
Praça do Giraldo. A reconstrução do edifício teve em conta a preservação e o valor patrimonial da cidade
A Endutex Hotéis abriu a segunda unidade da cadeia de preços económicos B&B, que resulta novamente da reabilitação de um edifício, desta vez em pleno centro histórico da cidade de Évora que é Património Mundial da Unesco desde 1986. A primeira unidade, o hotel B&B Porto Centro, fi ca localizada na Batalha e resultou da recuperação do emblemático Cinema Águia D´Ouro.
“A localização do hotel B&B Évora em pleno centro histórico é uma das características fortes deste projecto em termos hoteleiros e de atractividade turística, que, todavia, é simultaneamente próxima dos principais acessos da cidade”, considera Gisela Barros, diretora de marketing da cadeia B&B. Na verdade, acrescenta, a localização condicionou o desenvolvimento do projeto de arquitetura, da responsabilidade do gabinete FA-Arquitectos, e a própria construção, a cargo da Gabriel Couto. “Em termos de projeto, a cércea foi muito condicionada para garantir que não obstruía visualmente o torreão da Igreja das Mercês. Assim, o hotel integra-se perfeitamente na sua envolvente, sendo que a linguagem arquitetónica do edifício obedeceu a princípios relacionados com a imagem tradicional das construções de Évora, o que resultou num edifício de paredes rebocadas e pintadas de branco, limpo, de grande sobriedade, com a marcação de um lambrim em cinza como é tradição na cidade”, explica Gisela Barros.
Adicionalmente salienta, as janelas voltadas à rua são no número estritamente necessário para não se comprometer o protagonismo do muro antigo que se pensa ter resistido até hoje enquanto parte da primeira praça de touros de Évora, a julgar pela sua espessura e características de construção. O hotel desenvolvesse em três pisos, para além da cave, que é destinada a estacionamento, e possui um total de 80 quartos.
“Neste conceito de hotel budget, as áreas dos quartos são optimizadas o melhor possível, não deixando de possuir todos os elementos essenciais ao conforto dos hóspedes”, refere a responsável. Com uma área de 3100 m2, a Endutex investiu quatro milhões de euros.
Ocupação de 65%
Tendo começado a operar no final de 2013, Gisela Barros coloca a fasquia alta na ocupação prevista. “Julgo que é já um desafio muito grande apontar os nossos esforços comerciais para uma percentagem de ocupação anual na casa dos 60 a 65%, para este primeiro ano de operação, com uma ocupação que julgamos ser maior nos fins-de-semana”, alerta.
Em termos de captação de clientes, sendo Évora uma cidade património mundial, o hotel estará vocacionado para o mercado de lazer, quer nacional quer internacional. “A este nível, com a vantagem de já comunicarmos com uma rede consolidada de clientes, contamos com a preferência particular dos mercados onde a B&B está presente, como é o caso de França, Alemanha, Itália, o que obviamente não exclui mercados como os Países Baixos ou o Brasil.
Pela sua localização, Évora constitui- se como espaço charneira entre o litoral alentejano e a Estremadura espanhola, com ótimos acessos a Lisboa e a toda a Europa. “Assim, Espanha é também um mercado potencial”, refere.
Contudo não descuram o segmento corporate, tendo em conta a presença de investimentos empresariais interessantes na região. Apostam também nos congressos e eventos, das mais variadas áreas, e na importância da Universidade de Évora.
A próxima unidade a ser aberta tudo indica que será o hotel B&B Porto Norte, localizado na Quinta das Sedas, em Matosinhos, já que, segundo Gisela Barros, “contam dar início ao processo de construção no 1º trimestre de 2014 e, na expectativa de que tudo se desenrole com normalidade, tudo nos faz esperar que a construção não ultrapasse os 12 meses”.
Este será a primeira unidade de construção de raiz, num projeto de arquitetura que foi da responsabilidade da Sonae Capital, e que já se encontra licenciado. Terá 129 quartos em sete pisos. Lisboa é a cidade que está no projeto de expansão da Endutex Hotéis, empresa do grupo português Endutex, fundado em 1970 no norte do país e reconhecido como um dos principais produtores europeus de têxteis técnicos. Assim, nos próximos cinco anos os novos três hotéis previstos irão representar um investimento de cerca de 25 milhões de euros.
Elisabete Soares
            ______________________
A localização do hotel B&B Évora
em pleno centro histórico
é uma das características fortes
deste projeto

Sem comentários:

Enviar um comentário