domingo, 22 de dezembro de 2013

Montargil -- Vanilla bay Caffé

      21-12-2013

     Durante muitos anos foi o «café do Nunes», que se retirou depois de uma vida inteira de trabalho. Veio a revelar-se uma bela voz de tenor, para agradável surpresa minha. Tive o prazer de o ouvir, no convívio a se guir a um concerto de Natal do Grupo de Câmara de Montargil, na igreja de Foros do Arrão.

     -- Onde vais?
     -- Vou ao Nunes.
     -- Onde vais?
     -- Vou à Shell.

     Era a mesma coisa. Entretanto, houve um período em que as bombas estiveram encerradas, o edifício fechado, o Sr. Nunes veio morar para a vila  e foi a desolação e embaraço para as pessoas da terra. A vida tornava-se mais difícil. Como só vou a Montargil de vez em quando, a contragosto meu, dou conta das ocorrências, sem uma noção muito precisa do tempo. A Shell foi comprada pela Repsol, sem que desse por isso.

     É a primeira vez que entro no Vanilla bay Caffé. O Sr. Pedro Abreu e um amigo tomaram a seu cargo a aventura dos dois negócios, cada um do seu, mas ajudam-se, sempre que é preciso. O Sr. Pedro, que ficou com a parte de café, veio para Montargil, de Cascais, já há uns vinte anos, se não mais. Conhece aqui muita gente e é de muita gente conhecido. As pessoas gostam dele. Por mim, tive a experiência de assistir à sua natural simpatia, no atendimento. Pôs-me completamente à vontade, para fotografar o estabelecimento, o que não fiz um pouco  mais amplamente, para não mostrar pessoas.

     À saída, as bombas do combustível. O funcionário, o Sr. Neves Brites, é o mesmo de sempre. Conheço-o bem, dali, e é sempre um grande prazer vê-lo.

***
     Na televisão, estava a dar A Pantera Cor de Rosa, com o impagável Peter Sellers. 

***
      Clicar nas imagens, para ver melhor.





A Pantera Cor de Rosa


 Ao fundo, o paredão da barragem, a caminho de Montargil


Movimento nas bombas. Por acaso, o Brites não está na imagem.
*

    Ver, aqui, a notícia da compra da Shell, pela Repsol.

Sem comentários:

Enviar um comentário