quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Óbidos, Vila Natal

            29-12-2013

Pela A 8, a Óbidos, ver a Vila Natal. O grande espectáculo, nesta vila-tesouro, começa por ser o exterior, o ar livre, sobretudo a Rua Direita e o Largo de Santiago. Na Rua Direita, o rio de gente chega a ser compacto. Não há recanto sem interesse e as portas estão abertas. No percurso, três (quase)estátuas vivas, sendo a primeira constituída por duas pessoas e um pouco mais formal que as outras, mais à frente. E, mesmo do primeiro grupo, junto ao padrão com os versos de Os Lusíadas insculpidos,

Já lhe obedece toda a Estremadura,
Óbidos, Alanquer (por onde soa
O tom das frescas águas entre as pedras,
Que murmurando lava) e Torres Vedras*.
                                                   (Canto III, estância 61)

os momentos de imobilidade são reduzidos, permitindo a quem quiser integrar o grupo para tirar um retrato e ir mudando de pose.
Na cerca do castelo houve vários espectáculos. Além de outros motivos de interesse que a sede do concelho oferece, refira-se, ainda, durante um mês, NATAL TRADIÇÃO , em Óbidos (vila e Santuário do Senhor Jesus da Pedra), Gaeiras, Usseira (12 e 13 de Dezembro), A dos Negros (24 a 29 de Dezembro) e Gracieira (25 de Dezembro).
Em certos pontos da Rua Direita a rede de luzinhas que cobre os passantes lembra o céu estrelado.
Não entrei na cerca. Fui ficando. E a certa altura — não é exagero, até pela «matéria» do espectáculo —, um deslumbramento! Começa a projecção na grande tela que é a igreja de Santiago. A Nossa Senhora é lindíssima. Se estivesse aqui o ZT, perguntava-lhe de que pintor italiano do século XVI é. Porquê pintor italiano e século XVI? Porque sim. Parte da projecção é só cor e formas. Vemos um como sopro ordenado de confetti ou quadradinhos de papel; vemos estantes de livros que parece girarem. O movimento…

Voltando um pouco atrás. Comecei por entrar na livraria, dedicada à criançada, Pedro e o Lobo. Faz parte do projecto Óbidos, Vila Literária. No regresso, pequena paragem na Casa dos Sabores, para beber uma ginja. Desta vez, dispensei o copo de chocolate.
(Nas imagens, a seguir, clique, para ampliar.)

Iniciando

Óbidos, vista do lado de Torres Vedras

A casa de Pedro e o Lobo








A casa de Pedro e o Lobo e entrada para a Casa do Forno


Continuando

A Casa do Forno


Rue de Josefa de Óbidos

Cimos

(Quase)estátuas vivas

Rua Direita



Projecção, animação luminosa na fachada da igreja de Santiago. Inesquecível.
A  igreja é utilizada como livraria  e a isso alude um dos vídeos.









Regressando...

Sombrinhas

Casa dos Sabores

Outra entrada




À saída, um presépio



      
      * Actualizado em 05-01-2014: Confusão minha, a memória pôs o que lá não está: na coluna, apenas se lê, em espiral descendente: JÁ LHE OBEDECE TODA A ESTREMADURA
                                                                         ÓBIDOS 

Sem comentários:

Enviar um comentário