terça-feira, 12 de maio de 2015

Playing with myself / Cláudia Clemente

      Exposição -- 21 de Março a 9 de Maio / Câmara Escura
      Ia a passar e entrei.
      Óptimas fotografias. Não são apenas fotografias.
     Para comodidade na explicação: as palavras «estática», «imobilidade» têm aqui menos lugar do que é habitual, mesmo em grandes fotógrafos. Tecnicamente, a imagem está parada, o instante, fixado. Todavia, não só o conjunto das fotografias vai contando uma história, como cada uma delas mostra uma situação. O afluxo de partículas, ondas de luz recebidas na retina, vem acompanhado da força da mulher que nos envolve espiritualmente. As palavras, agora, são «dinâmica», «movimento», «vida».
      A vida de cada quadro vem até nós com a cisão do átomo-partícula ou como gravidade, impulso, atracção? Quero sugerir: há ruptura de mundos, desvalorização do passado, justaposição de passado e presente que o dessacraliza e gela..., colisão, interpenetração dos dois?, diálogo...
     Os quadros, cada um, lembram a arte cénica. A iluminação dentro deles é de uma técnica que aspiramos a entender..., bem como algum efeito de sobreposição ou projecção, montagem, jogo com o espelho...
      A personagem (auto-retrato) é sempre a mesma, com diferentes identidades-papéis. É mulher, é a voz da mulher, é a voz do mundo, pela voz dela.
***
      Depois de uma nota curricular sobre a autora, podia ler-se, na página na internet da CCC /Câmara Escura, o que a autora diz deste seu trabalho. Felizmente, tal ausência pode suprir-se com a folha disponibilizada aos visitantes.  A nota curricular é mais breve. Ver, aqui.
      Nota: As fotografias, aqui incluídas, não dão uma pálida imagem da qualidade das que o público pôde apreciar. Já não é possível dar remédio.

Na antecâmara



Na sala de exposição








      (Actualizado em 29-05-2015. A exposição ainda hoje se podia visitar, contrariamente ao que digo na última frase, acima. E consegui localizar na página da CCC/Câmara Escura o texto que julgava perdido, com a nota curricular completa de CC, como se pode ver, clicando no linque inserto no texto.)

Sem comentários:

Enviar um comentário