quinta-feira, 16 de junho de 2016

Exposição de Trabalhos da Área das Artes na AUTITV

            (Esta mensagem é completada por estoutra)

Este painel comemorativo encontra-se afixado no salão

A exposição, nas instalações da AUTITV e aberta à comunidade, abriu a oito do mês corrente e prolonga-se até ao dia vinte e dois. Das visitas que lhe tenho feito, ficam aqui algumas imagens. É uma mostra importante de actividades que se leva a efeito ao longo do ano lectivo. Estão de parabéns, direcção, professores, alunos, secretariado, voluntários, os que ergueram a exposição, com preparativos de toda a ordem. E a têm animado: a Tuna na cerimónia da inauguração; os que asseguram a presença diária nas salas e as actividades programadas no âmbito das disciplinas representadas (dias 9, 13, 15, 16, 17, 20, 21 e 22).
Os trabalhos respeitam aos seguintes domínios: artes decorativas; azulejaria; bordados; costura; estanho; fotografia; gastronomia; oficina do papel; olaria; patchwork; pintura a aguarela e óleo; pintura em acrílico.
Deixei-me encantar por algumas coisas. Outras, ainda não aparecem aqui, hoje, mas não estão esquecidas. Contactos novos ocasionais também houve, para lá do meu interesse mais aturado pela fotografia, com o Sr. professor Casimiro (Estanho) e um senhor e uma senhora junto aos trabalhos de patchwork. Pareceram-me os responsáveis, mais, a senhora. As grandes peças de retalhos, geometria rigorosa de rectângulos e quadrados jogando em grupos com as mesmas dimensões, uns maiores outros menores. Nenhuma peça, ainda que cortada no mesmo pano, é exactamente igual. A paciência, as muitas horas a coser, paixão a lume brando, persistência, saber. Só quem faz o caminho todo sabe. Sabe o segredo. A obra depois de acabada é fascinante. Curiosamente, os extremos tocam-se. Artigos de vestuário feitos de uma peça só têm um prestígio tradicional no espírito das pessoas: capas e túnicas. O efeito que em mim causa a peça única feita de retalhos (e também as mantas coloridas alentejanas) é semelhante.
Outros dois sectores me fascinaram — é o termo! Foram a costura e a oficina do papel; da costura nada digo. Quem quiser ou puder sentir, que sinta. Alegra-me a capacidade, a autonomia, de as pessoas conseguirem fazer os vestidos e demais roupa de senhora ali perante os nossos olhos. Já uma vez tive ocasião de admirar uma exposição de alta costura de Laurinda Farmhouse, no meu concelho natal. No que vejo nas instalações da AUTITV, o essencial é o mesmo. Eu, se fosse mulher, apetecia-me pegar em qualquer coisa e levar. Qual será o destino de tudo? Podem vestir, as donas do que as suas mãos fizeram, podem vender ou dar, mas não guardem no armário. Quem vestir aquelas roupas, fica bonita se o não for muito e se já for, fica ainda mais.
Da oficina do papel, saiu como arte de ilusão, uma série de cestas, malas, colares, jóias, chapéus e não sei mais o quê de verga, vime, tubinhos muito bem enroladinhos e que nos enrolam por completo. Parece tudo menos papel.
Se só vale a pena fazer as coisas bem feitas, fazer o que tem de ser feito, bem feito, digo: isto está bem feito.
E assim foi. E assim está sendo. Esta exposição veio ajudar-me a alargar os horizontes do que é uma universidade sénior. Tenho nela frequentado os meus jardins, sem olhar muito à volta. Passei a assimilá-la mais, neste final de ano, e a exposição de trabalhos das Artes deu decidido impulso.

***
Depois do átrio
Passado o portão da entrada, a seguir à secretaria, esta peça em estilo naïf, espera-nos. Às vezes, nem a vemos. Ainda lá estará? Voltamos à universidade e... está lá. Então, olhamos, e gostamos dela. Respira alegria, apesar de ser a última ceia. Pelas cores, pelo jeito das pessoas e o seu ar anacrónico. São de agora, não nos conseguem enganar. Verdade que os doze, no seu tempo, também eram do agora deles..., mas estes de agora parecem uma turma de bons rapazes, com os guardanapos muito certinhos, do tempo de agora deles, que já não é exactamente o agora de nós. É uma última ceia bem humorada. Os Monty Python podiam estar ali sentados.
Não deixa de ser uma última ceia. Gostamos dela.





***
Espaço de acesso à sala da esquerda e ao salão, à direita

Os Palhaços
Logo a seguir à entrada, num dos lados menores do rectângulo

Parede do lado direito de quem entra
Ao fundo, a entrada para o salão

A outra parede, tendo ao fundo a porta por onde entrámos

Os Palhaços


Auto-retrato

***
Sala da esquerda

Parede à direita de quem entra

Grupo central

Parede de frente para a entrada
A parede da esquerda tem alguns quadros não exibidos aqui

Parede à esquerda de quem entra

***
Salão


Leitura

Comadres

Reflexos

Meiguice

Mesa de Arte em Estanho

Vista geral

Idem

Olaria

  


Arte Xávega, de Alda Baptista

Mesa da Oficina do Papel

Expositor da Oficina do Papel

Costura

Vista geral

Área de patchwork



Oficina da Fotografia



Artes Decorativas

Azulejaria e cerâmica decorativa

Painel de azulejos

 Gastronomia



*
http://actividadesenior.blogspot.pt/
Ver também os blogues de professores e alunos na barra lateral esquerda do blogue da AUTITV.
[Acrescentadas sete fotografias, em 18-06-2016; acrescentadas as fotos «Artes Decorativas», Arte Xávega, e «Gastronomia (duas)», em 23-06-2016.]

Sem comentários:

Enviar um comentário