sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Volta a Portugal em Bicicleta


Passagem pelo Sarge
78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. 5 de Agosto, dia da festa de Nossa Senhora das Neves no alto da serra do Socorro e em várias terras do país.
Saídos da Nazaré (Sítio), os rapazes, que lutam para vencer as distâncias debaixo do sol de Agosto (!), passam pela meta volante em Torres Vedras e estão a chegar ao Sarge. Fica aqui uma lembrança, mais para a gente deste segmento, entre o cruzamento para a Ordasqueira e Aldeia Nova e o final da zona urbana, deixando à direita o campo da bola, curvando à esquerda, a Quinta de Val d'Amor, subida, curvas, descida em direcção à Ermegeira, Aldeia Grande, serra de Montejunto até Arruda dos Vinhos.
-- Vai! Força! – levam incentivo de quem veio ver, a maior parte, jovens. São deitados para a berma sacos, rápida, quase furtivamente, que volta é coisa de velocidades… Miúdos tentam apanhar, como se fosse a camisola do seu ídolo. Até uma garrafa de água vazia.
Viva a volta! Vivam o Nicolau e o Trindade! Viva o Tarota! Viva o vencedor deste ano. Vivam todos, incluindo os desistentes…
*
Tarota foi um corredor de Montargil, familiar meu que não conheci e de que nada sei, mas corredor de bibicleta, pelo menos a nível da freguesia. – Ah, Tarota! – foi um cumprimento, incentivo recebido por mim, dado por alguém à minha passagem em passeio a caminho do paredão da barragem. Vim a saber, depois deste episódio de idade adolescente, quem tinha sido o Tarota.
*
Nota: Primeiro, o terceiro e o quarto vídeos; depois, o primeiro e o segundo. Os mais importantes (3.º e 4.º na ordem real) a abrir; a seguir, os outros dois, momentos preparatórios, de antecipação da chegada, de espera... Passou também uma vassoura enorme, no respectivo carro, mas já não pode comparecer aqui, por ter sido encerrado o registo de imagem antes da sua passagem.
 *
Em breve a Volta vai aparecer



À nossa frente, o desvio para o campo de futebol

Vê-se a Quinta de Val d'Amor


Sem comentários:

Enviar um comentário