quarta-feira, 15 de maio de 2019

Vergílio Ferreira 2

Janeiro de 2016
Fernando Fonseca e o busto de Vergílio Ferreira

Transcreve-se de linque, infra, para memória:

«3 de Abril de 2014 é data gravada a cinzel no granito gouveense. As estátuas dos mais insignes filhos de Gouveia foram levadas durante a noite. Eduardo Duarte, que conviveu com Vergílio Ferreira, não esconde a emoção, quando recorda o roubo.
— Não sei por que razão é que Gouveia foi estilhada pelo roubo de Vergílio Ferreira, também do grande homem que foi Pedro Boto Machado e até mais abaixo na inscrição, junto ao pastor em Gouveia. Roubaram tudo.
Ao lado, Ilídio Lopes, também é cáustico na apreciação da desfeita.
— Sabe que o Vergílio Ferreira foi um escritor, um grande escritor, e de maneira que a gente ficou um bocado aborrecida, porque não são actos… actos selvagens, é um acto de selvajaria. O que se fez aqui em Gouveia na Praça de S. Pedro foi um acto de selvajaria. Não se devia fazer isso.
Valeu o escultor, que conservou o molde e a memória. Fernando Fonseca recorda os dias em que teve o escritor no ateliê para moldar o busto.
— Convivemos e foi interessante, no aspecto humano, conhecer a personalidade, que é muito interessante, um bocado misteriosa, difícil de apanhar..., e guardo dele boas recordações desse tempo, é claro.
— O modelo facilitou o trabalho ao escultor?
— Ai, sim. Ele… Esteve sempre disponível, dócil, inclusivamente, relativamente à paciência que se pede, que se espera dum modelo, e compreensivo, relativamente à complexidade do trabalho.
Com o regresso do busto, voltou a alegria.
— Foi sempre uma preocupação da Câmara Municipal de Gouveia, em repor aquilo que os outros roubaram. De maneira que Vergílio Ferreira foi um grande homem, um grande escritor, um grande lente universitário, de maneira que ele merece todo o respeito, merece todos estes elogios que Gouveia lhe está prestando.
Dois anos depois do roubo, o busto de Vergílio Ferreira regressou à Praça de S. Pedro em Gouveia, concelho onde nasceu, há cem anos, e que por estes dias celebra o centenário do autor de Aparição.» [29 de Janeiro de 2016]
*
http://www.tsf.pt/cultura/interior/busto-de-vergilio-ferreira-regressa-a-praca-de-s-pedro-5005662.html (Inclui fotografia da Praça de S. Pedro, com o monumento a Vergílio Ferreira, homenagem da sua terra natal. Clicar na seta, para ouvir as palavras de Amadeu Araújo e das pessoas, acima reproduzidas no discurso directo.)   [29 Jan 2016]

Sem comentários:

Enviar um comentário