domingo, 1 de julho de 2018

No Porto 2

(...)
15, 16 e 17 de Junho, sexta, sábado e domingo
16 de Junho, manhã
É uma Rua única a das Flores. O Porto a deixar-se ir conhecendo devagar...
Rua de Camões, vamos descendo, pequeno-almoço na zona do conjunto Hospital da Ordem da Trindade e Igreja da Trindade..., Câmara, Aliados, estação de S. Bento, Praça de Almeida Garrett; à nossa frente, a esperada Rua das Flores...
Lojas, uma cafetaria com esplanada, um prédio decorado a flores em toda a largura do primeiro e segundo pisos...
Entramos pela primeira vez na melhor livraria alfarrabista do país, já nossa conhecida, a CHAMINÉ DA MOTA...
Detemo-nos mais no espaço da Santa Casa da Misericórdia e respectiva igreja privativa. Um corpo longilíneo, escuro, saindo da parede do Museu da Misericórdia como um jorro humano, cara sugerida por semiesferas de diferente tamanho, intriga o passante. Muitos seguem o seu caminho, na comitiva informal de quem, ali, avançando, aprecia, onda calma na direcção da… Ribeira. Viria a saber, se tivesse visitado o excelente museu, que se trata de obra do escultor Rui Chafes, O Meu Sangue É o Vosso Sangue. «A escultura nasce no canto da sala onde se encontra a pintura Fons Vitae (...)». Fonte da Vida, o sangue de Cristo.
O sangue, fonte da vida. Do chão, o que na altura me passou despercebido, surge, como erguendo-se a receber o outro, pedaço escultórico, cujo significado o autor deixa à nossa interpretação. Sangue que espera, apela...
           Clique nas imagens, para aumentar..., veja as ligações no final, com informação suplementar e, por exemplo, a magnífica pintura a óleo sobre madeira de carvalho, 1515-1517, atribuída a Colijn de Coter, Flandres.

Rua de Camões, 16 de Junho, 09:55

17 de Junho, 11:30
Esta fotografia foi tirada no dia seguinte e aqui se põe, para dar uma vista da entrada da Rua das Flores (a da direita, a da esquerda é a de Mousinho da Silveira)


16 de Junho, 10:38


16 de Junho, 10:37




À esquerda, ao fundo, vê-se já a igreja privativa da S. C. M. do Porto
À direita, o MIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto


À esquerda, as «armas» da Santa Casa
Mãe de Misericórdia Esperança Nossa


Edifício do século XVI. Ameaçando ruína em 1740, a fachada foi reconstruída, segundo desenhos de Nicolau Nasoni.

Ao lado esquerdo deste prédio, a livraria do alfarrabista, Sr. João Soares (n.º 40)
Ao lado direito, a célebre livraria Chaminé da Mota, que visitei (n.º 28)

Livraria Chaminé da Mota



Numa das mesas da direita, um número do Cavaleiro Andante  em capa verde-mar; peguei-lhe. Pareceu de mais qualidade no papel que os exemplares algum dia por mim manuseados e lidos. Talvez fosse um dos números especiais.

 
Montra dedicada a Camões
O dia em que se comemora o aniversário da sua morte passou a 10 de Junho



MAGNA ERIT GLORIA / DOMUS ISTIUS NOVISSIMÆ / PLUS QUAM PRIMÆ 
Agg. Cap. 2                    VCV. 10
M D C C L
O profeta fala da reconstrução do templo, um templo novo, um tempo novo. 
Da Bíblia, Vulgata latina, livro do profeta Ageu: 10Magna erit gloria domus istius novissimae plus quam primae, / Dicit Dominus exercituum; / Et in loco isto dabo pacem, / Dicit Dominus exercituum. (Aggaeus, cap. 2, versículo 10)
9A glória desta segunda casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e a êste lugar eu concederei a prosperidade, diz o Senhor dos exércitos! (Bíblia Sagrada, Tradução dos textos originais, com notas, dirigida pelo Instituto Pontifício Bíblico de Roma, Edições Paulinas – São Paulo, imprimatur de 1967)
9 O esplendor futuro deste templo / será maior que o primeiro / – oráculo do SENHOR do universo, / e neste lugar Eu darei a paz / – diz o SENHOR do universo.» (Nova BÍBLIA dos Capuchinhos, DIFUSORA BÍBLICA, Lisboa / Fátima, 1.ª edição, 1998)
(É diferente a numeração do versículo nas duas edições em português. O primeiro segmento de 2,1 da Vulgata passa a acrescentar um versículo final ao cap. 1; o segundo segmento agrega-se a 2,2 da Vulgata, passando a 2.1)



Entrada no Largo de São Domingos

*
https://www.youtube.com/watch?v=82HH3rSrwJc (Chaminé da Mota, no YouTube)
*
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rui_Chafes (Rui Chafes na wikipédia)
http://www.mmipo.pt/pt-pt/obras/fons-vitae (Fons Vitae, pintura flamenga do séc. XVI)
*

2 comentários:

  1. A chaminé é a pedra filosofal da Rua das Flores :-)
    e melhor ainda são as "catacumbas" desta livraria! Há uns anos, por causa de um trabalho, tive a sorte de poder visitar a parte debaixo da Chaminé, onde milhares e milhares de livros transformam aquilo num cenário digno de filme!

    ResponderEliminar