domingo, 8 de setembro de 2013

Inauguração do Centro Educativo da Ventosa

Domingo
Resolvi ir a Montengrão e, via Bordinheira, fui ter a S. Mamede da Ventosa e detive-me um pouco na «sede» a tomar café. Em Montengrão, a «missa de festa» já devia ter começado.
Leio a notícia do CORREIO DA MANHÃ:

É o maior no concelho de Torres Vedras
Centro Escolar da Ventosa
É inaugurado hoje

O Centro Escolar da Ventosa, um investimento de cinco milhões de euros destinado a quase 500 crianças do concelho de Torres Vedras, é inaugurado hoje. Trata-se do complexo de maior dimensão no concelho e «vem oferecer melhores condições físicas e de aprendizagem aos alunos, substituindo as escolas de Moçafaneira, Arneiros, Bordinheira, Fernandinho, Costa de Água, Montengrão e Pedra e os jardins-de-infância de Moçafaneira e Arneiros.
O centro escolar possui cinco salas de aula, uma sala de prolongamento de horário e recreio coberto polivalente, para o pré-escolar, e doze salas de aula, seis salas de expressão plástica e sala de educação musical, para o 1.º ciclo. Há ainda cozinha, gabinete médico, ginásio e biblioteca.

e perguntando a alguém à minha beira, verifico que a inauguração do centro Educativo ainda não teve lugar. O assunto, também me interessa muito.
— Depois dos semáforos, vira à direita…    …
Pensava poder ir a pé e fazia algum exercício, mas a distância ainda é razoável para a pressa que tinha de a tudo assistir.
As pessoas daqui são privilegiadas em paisagem; à banda da esquerda, no alto dum monte, um moinho entre cinzento e castanho, um perfeito gigante guardador das redondezas; a partir de agora, figura tutelar da escola e jardim-de-infância. Percorremos, todos os que ali estávamos, os espaços, apreciando salas de actividades e outras instalações; um corredor, à nossa mão direita, na lateral do edifício, é percorrido e descemos ao piso inferior. Aí, um grande salão, de paredes de vidro para dois lados — o do pátio e do moinho e o oposto aos oradores, com vista para os campos.
Falava o Sr. presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Dr. Carlos Miguel. Termina, dizendo: «Na próxima reunião de Câmara, vou propor que a biblioteca do Centro Educativo se chame Professor Carlos Veloso
Depois do Dr. Carlos Miguel, usaram da palavra os senhores presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e professor da Universidade de Coimbra
— Quatrocentas e sessenta crianças, a partir da próxima semana, vão frequentar este centro educativo, que representa um investimento de três milhões de euros — disse, entre outras coisas, e deu a conhecer, a modo de se identificar, algo do seu percurso profissional, no decurso do qual fez questão de lembrar o conhecimento que fez , nos anos 90,com o nosso conterrâneo, presente na sala, o Padre Vítor Melícias.

e o director do Agrupamento de Escolas/J. I. de São Gonçalo e presidente da Comissão Instaladora do Centro Educativo, Professor Vítor Teodoro, referindo a sua preocupação com o que poderá vir a acontecer à escola pública, no actual contexto português e dando os parabéns à população da Ventosa, por este equipamento educativo.
O Sr. presidente da Junta de Freguesia, professor Carlos Veloso, sucedendo no uso da palavra, fez um pouco o historial de como se chegou até aqui, recordando momentos de desânimo, ao longo destes anos. Referiu a Sr.ª vereadora, Eng.ª Laura Rodrigues, teve palavras de reconhecimento para o presidente da Câmara, Dr. Carlos Miguel, e recordou, com poucas mas que se adivinharam sentidas palavras, o professor Tomé Borges, que como vereador da Câmara Municipal muito ânimo e esclarecido apoio terá dado.
*

Foi, entretanto, anunciado o nome das associações culturais, recreativas e desportivas da freguesia que vão receber a medalha de mérito municipal.
Na mesa, presente também o Sr. presidente da Assembleia Municipal, Dr. Alberto Avelino.

*

Nesta S. MAMEDE DA VENTOSA notei os nomes de algumas ruas: Luís de Camões, Infante Santo, Padre Manuel Antunes. É curioso, como, além dos nomes de gente da terra, comparece a ligação ao todo nacional. Aqui, é como nas cidades, e nas cidades, como aqui. Não há separação, mas união. Especialmente grato me foi encontrar na avenida que dá entrada na terra o nome do Padre Manuel Antunes*, grande figura de homem espiritual e, para quem sabe disso, assim como de Homero se dizia ser o educador de toda a Grécia, ele foi um grande educador dos portugueses, sem desmerecer dos outros dois vultos mencionados
                                             .

         Regresso, pelo caminho do Varatojo.

          * Há algum tempo, na «Sopa de Pedra» sobre a Quinta do Infesto, vim a saber por um companheiro de mesa que o Padre Manuel Antunes registado no topónimo é o antecessor do Padre Querido, por cerca de quatro décadas pároco de S. Mamede da Ventosa e sucedido no seu múnus pelo Padre Paulo Antunes. Estive entre os assistentes à cerimónia festiva no recinto do adro da igreja, presidida por Dom José Policarpo. Fica aqui reposta a verdade, mas mantenho tudo o que disse, porque foi assim que o vivi.
            (Acrescentada a anotação em 13-06-2014.)

---






























Sem comentários:

Enviar um comentário