quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Montargil - Campeonato do Mundo de Pesca à Carpa

     3.ª-feira   
     Carpe diem (Horácio, Odes, Livro I, nº. 11.)
     
     Em Montargil, o campeonato do mundo de pesca à carpa. Na paragem do expresso, de volta a Torres Vedras, um senhor tem qualquer coisa no seu vestuário com a palavra «carpe». Pensei que pudesse ser parte da expressão latina que nos legou Horácio, com o significado de «aproveita», «colhe». Poderá ser, sem o querer, uma sugestão, um convite a apanhar carpas, como passo a explicar. O senhor, já com alguma idade, mas em boa forma física, estava junto ao café Tropical, agência da rede nacional de expressos. Tinha vindo no primeiro do dia e esqueceu-se da mala. Telefonou e em Ponte de Sor estão-lha devolvendo, no expresso das 10h 25min., quase a chegar. Fala francês. Vem participar no 
    
     --... championnat du monde.

     Na tarde do dia anterior, passam por nós homens grandes, que vejo logo a zona do mundo de onde são oriundos. Confirma-se nas T-shirts : SERBIA, Slovenia e o que me pareceu ser Sérvia, em caracteres cirílicos. Seria assim: Србија. Já devia ser gente do campeonato do mundo.

     Ele vinha para o campeonato do mundo. Calculei que a sua categoria fosse a de veterano. Não vem pescar. Está acima de veterano. É

     -- ... juge.

     Ontem, estive a falar com um campião do mundo de pesca à carpa, primo dum amigo meu de infância, que morava paredes meias connosco, o António Carlos. Deve estar dentro das instalações do café, fechado às terças. À minha chegada, estava sentado ao pé da janela, com a cana de pesca, nas suas afinações!? Para o leigo, é uma cana vulgar, mas deve ser caríssima. Noutra ocasião, contou-nos o peso da carpa que lhe deu o título. Vinte e cinco, trinta quilos? Já não me lembro, mas era muito.

     A seguir, uma imagem da esplanada do parque de campismo e um endereço oficial do campeonato. Também existe em francês. Vejam uma belíssima fotografia aérea da albufeira e outras mais.


23Set, 18h 05min.


Sem comentários:

Enviar um comentário