quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O TREVO

Foto tirada em 18-2-2014
 Foto tirada em 18-2-2014

 Foto tirada em 18-2-2014

Foto tirada em 18-2-2014

 Foto tirada em 18-2-2014

Foto tirada em 16-2-2014

No final da haste, três cabecinhas onde como se cola cada uma das folhas do trevo
Foto tirada em 18-2-2014


     Muito popular é o trevo. O trevo tem três folhas no final de cada haste, onde apontam três cabecinhas, a cada uma como se colando a sua folha, em forma de coração. Não há espaço para planarem, recebendo os raios solares na perpendicular do meio-dia. O trevo de quatro folhas é a excepção e, por ser raro, é festejado por quem o colhe. Eu, se fosse trevo, gostava de ser trevo de três folhas. O três deve ser mais perfeito que o quatro. A este parece não faltar nada, na sua simetria. O três, na sua aparente imperfeição, tem de buscar algo, é dinâmico. Mas, não digo que se estiver perante um de quatro folhas não dê a nota máxima também a este.

     As pétalas da flor do trevo são cinco. Foi o que pudemos ver. A regra é: trevo de três folhas e flores de cinco pétalas; os números três e cinco, matematicamente ou quase.





 [Extractos da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, págs. 745 (col. 2), 746 (cols. 1 e 2) e 747 (col. 1)].
     
          Penso que quando se fala no trevo de quatro folhas, sinal de sorte, se quer significar o trevo da espécie designada acima trevo amarelo. No mesmo artigo da GEPB, são referidas mais dezasseis espécies de trevo. Quem se quiser aventurar na linguagem técnica da botânica, encontrará uma dificuldade e especialização igual ou maior que a que nos é oferecida pelas histórias da arte. O trevo de quatro folhas aqui descrito há-de ser uma realidade diferente da do trevo amarelo, sendo as folhas sempre em número de quatro, julgo eu. Tem interesse o artigo e o vídeo de Eduardo Dias, da Universidade dos Açores.
     (N. B. --É compensador clicar nas imagens e voltar a ver tudo como um álbum, em ecrã inteiro.)

Sem comentários:

Enviar um comentário