terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O Primeiro de Janeiro

      Leio uma mensagem em blogue do amigo JG, sobre O Primeiro de Janeiro, que deixou de se publicar no último dia do ano. Foi pretexto para um comentário meu, que também aqui deixo:

Era o jornal que tinha um suplemento literário cativante. Na minha adolescência, havia lá em casa um conjunto destas páginas literárias, guardado em rolo, apertado com elástico. dadas por um amigo da família, um velho republicano, com biblioteca pessoal.
O Primeiro de Janeiro era uma ave rara. No meu universo geográfico, Ponte de Sor era o ponto mais ao sul a que ele chegava. O Sr. Mário de Almeida, um homem do Porto que ali se fixou, vendia-o na sua pequena tabacaria/papelaria, na «avenida da estação». Ia buscá-lo de  bicicleta ao comboio, pelas 11 da manhã.
Ainda conheci o Sr. Mário de Almeida e do pouco que sei dele, fica a recordação de um homem da cultura, da cidadania, na medida da sua circunstância.
O PJ diminuiu o formato e foi perdendo vigor. Deixei até de saber que ainda vivia, existia.
Saudades d´O Primeiro de Janeiro...
                                                            ***
Curiosamente, vejo, agora, que continua a haver uma edição on line.
***

31-12-2014,
Feliz 2015
BOAS ENTRADAS E UM BOM ANO PARA TODOS!


São os votos sinceros de toda a equipa do seu jornal centenário de sempre, O PRIMEIRO DE JANEIRO, cuja edição online apenas regressa agora no dia 5 de janeiro devido à quadra festiva. Esperando que o próximo ano ano possa trazer mais esperança no futuro, com saúde, paz, alegria, amor e emprego, ingredientes imprescindíveis para a nossa felicidade, aqui fica o desejo de um PORTUGAL MAIS SOLIDÁRIO E MAIS JUSTO para todos...
(Transcrito, daqui.)

Sem comentários:

Enviar um comentário