quarta-feira, 26 de abril de 2017

Parque Verde de Runa

25 de Abril
Inauguração do Parque Verde
Visto há dias programa das comemorações do 25 de Abril em Runa, quis passar por lá hoje. Uma breve visita ao café, já vou saindo, e digo ao Sr. Joaquim, que bem conhece as aldeias vizinhas do Sarge:
— Vou a Runa. Quer vir?
Fomos. A resposta ao meu pedido de há anos veio hoje. O Sr. Joaquim conhece as terras desde os Cucos, Ordasqueira, Matacães, Monte Redondo..., como as suas mãos. O moinho do Cuco, no cimo da encosta da Senhora da Glória, foi a sua vivência desde criança. Desse ponto se avista, dum lado, o cordão de aldeias, Matacães/Quinta do Juncal, Aldeia de Baixo, Aldeia de Cima, Ribeira, Sevilheira, Zurrigueira. Do outro, a estrada para Alenquer e Runa. A tarde estava disponível. Não iríamos ficar muito tempo... Chegámos a Runa, já o grupo Danças e Cantares do Furadouro tinha actuado.
Encontrámos, eu e ele, pessoas conhecidas.
Assistimos à actuação de «Os Rurais» do Furadouro; a seguir, cantou a artista Maria João Madeira, de Runa, acompanhada pelos bailarinos da Tuna Comercial Torreense.
No Roque, onde fomos tomar qualquer coisa, propus uma visita ao Moinho do Duque, no alto da serra da Carrasqueira, do outro lado do rio Sisandro. Na praça do moinho, estavam o dono, Sr. Vale Paulos, e mais três convivas, tudo gente ligada aos moinhos, incluindo o meu companheiro de passeio, moleiro até aos 36 anos e filho de moleiro. Foi um desfiar de memórias.
Já no Sarge, confessou o Sr. Joaquim:
— Foi uma tarde bem passada!...

Digo o mesmo.
*



















Maria João Madeira canta







Sem comentários:

Enviar um comentário