terça-feira, 6 de agosto de 2013

Óbidos, Vila Literária

    4 de Agosto

     A Câmara Municipal de Óbidos sonhou um projecto para disponibilizar e dar a conhecer espaços de leitura, nele se incluindo a Livraria de Santiago, na igreja do mesmo nome. A certa altura, a LER DEVAGAR aparece em cena e começou a desenhar-se uma parceria, que acabou por se concretizar. A solução encontrada para incorporar o mobiliário de uma livraria na igreja de Santiago forma um conjunto amovível, de várias secções, adaptado aos espaços disponíveis, com rés-do-chão e primeiro piso. Entre a estantaria, toda revestida de folheado de madeira cor de mel claro, e as paredes do edifício, há espaço livre, quase sempre.

     Além de Telmo Faria, presidente do município, e José Pinho, administrador da LER DEVAGAR, tem também um papel importante no entusiasmo com que acompanhou esta ideia, Mafalda Milhões, que já estava estabelecida na livraria HISTÓRIAS COM BICHO, numa escola primária desactivada, a dois quilómetros de Óbidos. Ao todo, há onze espaços em que o livro aflui a este projecto, esta onda literária: além dos dois já mencionados: Galeria Pelourinho, Residência Josefa de Óbidos, Museu Municipal, Museu Abílio, Galeria Nova Ogiva, Mercado, Centro de Design de Interiores, Pedro e o Lobo (EPIC), Edifício dos Correios (sede).

A Livraria de Santiago
     Entremos e vejamos.














     Veja o sítio oficial da iniciativa: 
e, dentro dele, a secção de notícias.

O Mercado Biológico
 O Mercado Biológico, tem agora, além de alguns produtos de agricultura biológica, uma livraria. As paredes estavam cheias de livros usados, em bom e muito bom estado. Segundo me disse um jovem alfarrabista do Porto que ali estava em trabalho, é um projecto em associação com a livraria LER DEVAGAR, que, por sua vez, tem parceria com a Câmara de Óbidos, na organização e gestão da Livraria de Santiago, na igreja do mesmo nome.
      O Mercado Biológico e a Livraria funcionam no n.º 28 da Rua Direita. Dão para um quintal, de que se pode ver parte numa das fotografias, abaixo.
     Foi muito agradável.
      Mais informação, aqui.

 À esquerda, edifício da livraria e mercado biológico, com duas grandes entradas





Sem comentários:

Enviar um comentário