terça-feira, 10 de junho de 2014

Festa no Sarge 2014. Quinto dia


Parabéns a você,
Nesta data querida.
Muitas felicidades,
Muitos anos de vida.

Hoje é dia de festa;
Cantam as nossas almas.
Para a menina União
Uma salva de palmas!...

Porto de honra, comemorativo do 51.º aniversário da UDRC do Sarge
Ao fundo da sala grande, no piso inferior, virados para a assistência: o Sr. Paulo Silva, Sr. Horácio Silva, presidente da direcção da UDRC, o presidente da União das Freguesias de Torres Vedras e Matacães, Eng.º Francisco Martins, o Sr. João Pereira, representante do presidente da Câmara Municipal, a presidente da assembleia da União de Freguesias e directores dos vários «pelouros» da colectividade sargense, fundada em 10-06-1963, de que não nomeio ninguém, para não incorrer em omissão. O Sr. presidente da Assembleia Municipal, Dr. Alberto Avelino, não podendo estar presente, fez-se representar.
O Sr. Horácio deu uma ideia das boas vontades no muito trabalho que foi preciso fazer para que nada faltasse e tudo estivesse pronto, a horas, conforme planeado. Houve noites, como a que antecedeu o dia de hoje, em que não se foi à cama. Uma rápida ida a casa, para voltar rejuvenescido e com roupa nova. O dia exige.
Presentes, três gerações de pessoas que têm assegurado a vida da colectividade: pais, filhos e netos, estes últimos com lugar nos órgãos sociais. Os dois fundadores vivos marcaram presença: o Sr. Frederico Rodrigues, já a caminho dos 89 anos, e o Sr. João Pazada (este, embora fundador, era de uma geração mais nova). Esta continuidade geracional foi posta em relevo pelo  orador, que a considerou auspiciosa. 
O Sr. Horácio referiu os tempos difíceis dos começos, a que regressámos nos nossos dias. Assim, pede ao Sr. presidente da União de Freguesias e ao Sr. representante do presidente da Câmara Municipal que não nos esqueçam. As dificuldades existem, mas pode-se lutar contra elas, disse em essência o Sr. Horácio, por palavras onde transpareceu a emoção, que a certo ponto quase o dominou.
O Sr. presidente da União de Freguesias, falando a seguir, pôs a tónica nas pessoas — «o mais importante são as pessoas» —, que são o alvo, a razão de ser  destas colectividades. Tomou a palavra, depois, o Sr. João Pereira, na qualidade de representante do presidente da Câmara, voltando a sublinhar a importância do espírito associativo, no convívio e iniciativa necessários para manter as várias actividades, de que a festa anual constitui o período mais intenso e congregador.
De referir, ainda, que o Sr. António Fortunato — de grande historial na vida da UDRC do Sarge —, não tendo possibilidade de assistir desde o início, veio a tempo do porto de honra, acompanhado do bolo de aniversário, nos 51 anos da União Desportiva, Recreativa e Cultural do Sarge.
Toda a gente cantou os «parabéns a você» à menina dos anos.

*
O programa de hoje, dia 10 de Junho:


Sem comentários:

Enviar um comentário