quarta-feira, 19 de junho de 2013

E pensava eu
que a América se estava a afastar da Europa, a partir daquela grande sutura ou ruptura, que vemos nos mapas do relevo submarino percorrer o fundo do Atlântico, de norte a sul, com a ilha do Corvo, na placa americana, a afastar-se das outras ilhas do arquipélago dos Açores. Julgava saber, também, que a Península Ibérica se vai separar da França, pelos Pirinéus, possivelmente em concordância com o afastamento americano.
       Saramago tem a visão da «jangada de pedra» ibérica, à deriva no oceano.
     Um cientista português, filho de um conterrâneo e amigo nosso e filho de Torres Vedras, vem agora dizer ou futurar, com a sua equipa: a jangada de pedra vai mesmo existir e a Europa ligar-se-à  à América. 

       A descoberta de uma zona de subducção nas suas primeiríssimas fases de formação, ao largo da costa de Portugal, acaba de ser anunciada por um grupo internacional de cientistas liderados por João Duarte, geólogo português a trabalhar na Universidade de Monash, na Austrália.
       A confirmar-se que o fenómeno, em que uma placa tectónica da Terra mergulha debaixo de outra, está mesmo a começar a acontecer, como concluem estes cientistas num artigo publicado online pela revista Geology, isso significa que, daqui a uns 200 milhões de anos, o oceano Atlântico poderá vir a desaparecer e as massas continentais da Europa e América a juntar-se num novo supercontinente. (Público on line, 19-6-2013)



Ver mais:
http://lisbonstructuralgeologist.blogspot.pt/2013/06/are-subduction-zones-invading-atlantic.html
Nesta hiperligação, tem acesso a outras quatro, uma delas, entrevista de João Duarte. Ver, ainda:
http://lisbonstructuralgeologist.blogspot.pt/
O primeiro contacto com este assunto surgiu, através do feliz pai de João Duarte, na sua página do facebook, há dias, onde tive oportunidade de ler a entrevista, de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário