quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lição de ginástica

As figuras vão sendo arrumadas de maneira diferente, dando a movimentação que uma aula de ginástica oferece. Desta vez, os ginastas estão alinhados, uns atrás dos outros, de frente para quem transpõe a porta do espaço polivalente do edifício da Câmara Municipal. Já os vimos em fileira perpendicular a esta, lado a lado, aguardando quem entra. Estão vestidos de madeira, grandes luvas interrompidas nos pulsos, capuzes ou carapuços, e uma espécie de barril sem fundo e tampa ou se quisermos um saco-cama adaptado. É a túnica.
O autor usa réguas ou tiras justapostas que conformam cada membro e o todo. A túnica dá também uma certa ideia, a memória traz-me à lembrança o caixão. Esta maneira de tratar a madeira transmite fugacidade.
Eu sei tudo. O título é um enigma. Interpela-nos.
*
João Castro Silva apresentou primeiramente estas peças, em 2006, na Galeria do TMG, na Guarda. Em Torres Vedras foram expostas na Galeria Municipal, em 2008, depois de passarem por Beja e Estremoz, em 2007. Temos, agora, uma revisitação. Nos endereços, abaixo, bastante informação, onde se inclui o curriculum vitae do escultor.

Sem comentários:

Enviar um comentário