sábado, 2 de novembro de 2013

Pertenceu a Pedro de Moura e Sá


     Várias vezes, na sala de leitura da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na área de Filosofia, sobretudo, se não erro, na Filosofia Antiga, me vinham ter às mãos livros com o carimbo: Pertenceu a Pedro de Moura e Sá. Achei interessante, ou intrigante (com um sentimento de admiração pelo benemérito), em relativamente numerosas consultas, lá chegar e dizer presente, em cima da mesa, o livro que «pertenceu a Pedro de Moura e Sá». A memória prega-nos partidas. Será que não foi exactamente assim? No livro que tenho entre mãos, Mau Tempo no Canal, se vê pelo carimbo que há ligeira diferença nos dizeres. Por acaso, já o li e é um grande romance. Daqueles que se deve ler, pela nossa saúde, logo que haja oportunidade, como a oportunidade que espera o aconselhado por um amigo, Moby Dick, de Hermann Melville e que, não por acaso, oferece matéria para uma das epígrafes a anteceder o capítulo primeiro:       

   O MARINHEIRO DOS AÇORES (subindo do porão
e atirando o tambor pela escotilha) —Toma, Pip;
e aqui estão as abitas do cabrestante. Arreia!
Ala, rapazes!
   HERMAN MELVILLE, MOBY DICK,
MEIA-NOITE NO RANCHO DE PROA.
Vem isto a propósito da colecção de dezasseis livros que a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra agora disponibiliza, para edição fac-símile comemorativa dos seus 500 anos. © 2013, A Bela e o Monstro, Edições; distribuição, às terças-feiras, com o jornal Público.
                (Clicar nas imagens, para ver melhor.)





Os espólios e livrarias integrados no acervo da Biblioteca são relativamente poucos, estando Moura e Sá em óptima companhia.

 Vou tentar saber mais qualquer coisa sobre Pedro de Moura e Sá. Pura curiosidade.

Ver sobre Moura e Sá, os espólios e livrarias pertencentes à BGUC, o vídeo de apresentação da colecção no salão nobre da biblioteca joanina da Universidade de Coimbra   e  http://static.publico.pt/coleccoes/edicoes_facsimiladas/.

Sem comentários:

Enviar um comentário