segunda-feira, 10 de novembro de 2014

É o Porto. Ponto final!

7 de Novembro

É o Porto. Ponto Final!
Chegamos ao Porto e deparamos com duas grandes telas, no átrio da Câmara Municipal. A Avenida dos Aliados estava à nossa espera, mas pela primeira vez na vida não foi abordada pela parte de baixo, olhando de frente para o edifício triunfal, na torre que dialoga com os Clérigos e a Sé. Nos Aliados, o triunfo é da beleza, da urbanidade e cidadania, o grande espaço aberto de convívio. O triunfo não é contra ninguém.
       Pois, desta vez, demandámos os Aliados pelo lado da Trindade e pudemos ver a estação do metropolitano. Na Praça da Trindade, a igreja do mesmo nome e a parte posterior  da Câmara Municipal formam um conjunto digno.

Alcançada a fachada principal, fomos ao que aqui nos trouxe, assistir à apresentação do livro de Pedro Baptista, DA FOZ VELHA A'O GRITO DO POVO: a oposição maoista à ditadura: Memórias [1948-1974], com apresentação de Rui Moreira (presidente da Câmara), José Manuel Lopes Cordeiro (historiador), José Queirós (jornalista) e José Sousa Ribeiro (editor). 

Chama logo a atenção o novo logótipo da Câmara Municipal, que é vivido como da cidade e dos portuenses. É da maior simplicidade: Porto. (Porto, ponto.) 

O carácter desta cidade, a sua importância cultural, tem sobre mim o efeito de uma conversão imediata em portuense, assim que lhe piso o chão. E quando daqui saio, estou sempre à espera de voltar, na condição de portuense imperfeito.

Estamos no Porto. Vivamos nós e viva o Porto. É isto, também, que sinto ao ver a marca Porto no átrio da Câmara, verdadeiro salão nobre. 


É o Porto. Ponto final.





     O logótipo inspira-se nos azulejos da cidade do Porto (é mais um painel) e está estampado sobre um conjunto de ícones, simbolizando edifícios de vário uso, igrejas, actividades de lazer, a zona ribeirinha. Todo o conceito, e o desenvolvimento que teve, pode ser acompanhado, AQUI. Reconhecido internacionalmente.

4 comentários:

  1. Gostei do que escreveste e fotografaste, gostei da viagem que fizemos.

    ResponderEliminar
  2. Li com entusiasmo este post sobre o Porto e, sinceramente, GOSTEI...!!!
    Para mim, o Porto tem encanto, tem magia... É uma cidade que chama por mim...
    Bom feriado, bom São Martinho...
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Para mim, o Porto tem encanto, tem magia... É uma cidade que chama por mim...» È isto mesmo.
      Bom feriado para si, também.
      JL

      Eliminar