domingo, 30 de junho de 2013

Mudança de bispo na diocese de Lisboa

       D. José Policarpo despede-se do patriarcado de Lisboa; ordenação de seis padres, na igreja dos Jerónimos. Ver aqui e aqui.
       D. Manuel Clemente recebeu pálio e jura obediência ao Papa. Ver aqui e aqui.
*
       [Voz de jornalista]  D. Manuel Clemente foi o primeiro de trinta e quatro arcebispos a receber o pálio. A insígnia foi colocada pelo Papa Francisco; a cerimónia realizou-se na Basílica de S. Pedro, no Vaticano.
       [P.e António Rego, explicando.] O pálio é uma insígnia litúrgica, que é aquele veuzinho, aquela tira de lã que tem seis cruzes. É lã, para significar que quem a usa é o bom pastor e tem as cruzes para significar que ele dá a vida pelas ovelhas. Já há muitos séculos, na igreja, que se usa. quem é que usa essas insígnias? São os chamados metropolitas.
       [Voz da jornalista e imagens de S. Pedro.] Em Portugal, são três: Braga, Évora e Lisboa.
      [P.e António Rego] No caso do arcebispo de Lisboa, é patriarca e, por isso mesmo, traz já, ainda antes de entrar solenemente na sé de Lisboa, ou na diocese, traz já essa insígnia. É mais um símbolo do poder e do serviço [imagens de S. Pedro] que compete a um bispo metropolita.
    [Voz da jornalista] Neste grupo de arcebispos, estava também o sucessor de Bergoglio à frente da arquidiocese de Buenos Aires.
       (Este texto reproduz o que foi dito no vídeo incluso na peça  de que acima damos o endereço -- Público on line.)

Sem comentários:

Enviar um comentário