terça-feira, 20 de maio de 2014

De Helsínquia para o Aeroporto, 2

A gare da linha vermelha – Saldanha – é, entre todas, de alto nível. Começámos por esta, mas a ordem lógica de leitura, até uma ordem histórica, deve começar por Saldanha – linha amarela. É mais tranquila, de uma beleza mais sossegada, uma interpretação do mundo com a cor e poesia do mito. A zona intermédia, de passagem de uma «sala» à outra parece encaminhar-nos para as estações a caminho do Oriente e do Aeroporto, com as figurações em mármore rosa de Borba – rosto, mão direita, mão esquerda. Curiosamente, as figuras de convite apresentam-se na mesma posição, quer se venha de uma «sala», quer se venha da outra: de frente para o passante, o que não daria a nenhuma das gares prevalência sobre a outra. O mesmo se diga das figurações em mármore de Borba?

— O plano superior comanda o inferior — alvitra a minha interlocutora.

     Para quem entra e sai das carruagens na gare da linha vermelha, houve o cuidado de oferecer recepção condigna. As pessoas são vistas como convidadas. Nada foi esquecido para humanizar o ambiente. Frases que nos lembram as dos sete sábios gregos da antiguidade, desenhos, quadros com figuras geométricas. Nalguns corredores e átrios, nas paredes laterais e no tecto, mosaicos a preto formam linhas sobre fundo branco, continuando com leveza a arte da gare.

     À primeira vista, a frase «Entrei numa livraria...» pareceu-me de Pessoa. É o espírito de Pessoa. Num dos desenhos, vemos duas pessoas lendo; uma delas, a revista Orpheu 2. Pessoa e Almada. É a osmose dos génios, é o espírito comum do grupo de Orpheu, mas as frases, vai-se descobrindo, são todas de Almada. 

     Parece que ninguém repara, mas, mesmo os aparentemente mais desatentos sentiriam uma grande falta se uma bela manhã tudo ficasse nu e cru. Aos poucos, hoje um bocadinho, amanhã, outro tanto, as pessoas vão lendo; os velhos, os jovens. As frases interpelam, fazem pensar. Não agridem, conversam. Algumas, difíceis, como

Ser autor é trazer-nos inédito o que ainda pertence ao conhecimento geral.

Esta é profundamente socrática:

O difícil não é chegar aos grandes, mas a si-próprio!


Almada e Pessoa. À medida que os anos passam, o seu vulto vai-se agigantando.


Acabei por subir as escadas, no sentido que vai para o Oriente e Aeroporto, à esquerda um painel de 47-49,  e fui saindo. Saindo, saindo, e já quase a deixar as instalações, olhei para trás, levado pelo mesmo impulso da mulher de Lot. Nada esperava ver. E foi uma admiração. Vereis, no fim.

                                                                                 As frases, desenhos e quadros
                                                  (Respeitou-se o texto, até em eventuais erros.)

(Lado para S. Sebastião.)
Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida.    Não chegam, não duro nem para metade da livraria. 
[Não duro nem para…                                                                                     

          O desenho é o nosso
          entendimento
          a fixar o instante.]

Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido.      O homem-comum é o único que interessa, os outros são por ele.

[Deve certamente haver outras  (…),  senão estou perdido.          O homem-comum  (…), os outros são por ele.

           A geometria é a                          O cânone não é  (1)           A perfeição contém  (2)                 Ter a dúvida é          
           medição da natureza                  obra do homem                  e corrige                                           saber exactamente   
           com o entendimento                  é a captação                        a exactidão.                                      o que estou a dizer. 
           humano.                                       que o homem pode                                                                                           
                                                                 da imanência.]

Ser autor é trazer-nos inédito o que ainda pertence ao conhecimento geral.      As pessoas que eu mais admiro são aquelas que nunca se acabam

[Ser autor é trazer-nos inédito o que ainda …
                      Os olhos da nossa
                      memória vêem melhor
                      do que os nossos.]

(1)  À direita de «O cânone não é…»,  geometrismo e legenda: 3 Quadrante; engomadeira.
(2) À esquerda de «A perfeição contém…», Rosto de perfil, grafismo  e legenda: 2  A porta da harmonia

(Lado para o Aeroporto.)
Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade

                                                                                                                                                                           Belo não é o gosto
                                                                                                                                                                                                                          pessoal, é todos os
                                                                                                                                                                                                                         “gostos pessoais”

Uma época não é apenas uma questão de tempo mas essencialmente um sentido do novo no eterno

                             Arte não é                                                                                             Pintar é falar  (3)
                             uma opinião,                                                                                         consigo mesmo
                             é um conhecimento.                                                                             para que alguém
                                                                                                                                             nos entenda. (4)

Há sistemas para todas as coisas que nos ajudam a saber amar. Só não há sistemas para saber amar                 Tudo quanto ficar escrito não terá absolutamente nada de científico. Será exactamente nem científico nem falso, ao mesmo tempo.


[Há sistemas para todas as coisas que nos ajudam (…) amar. Só não há sistemas para saber amar            Tudo quanto ficar

A língua é a maior                                                                 O idioma é a  (4)                                           Os olhos são para
fortuna de um povo.                                                              instrução dum povo.                                      ver e o que
                                                                                                 A arte                                                             os olhos vêem só
                                                                                                 a sua educação.                                             o desenho o sabe.]

(3)  À direita de «Pintar é falar…», esquematismo,  com a legenda: 4 Relação 9/10. Mais à direita, desenho: à mesa, lendo.
(4) À esquerda de «O idioma é a…»,  a legenda 1 O ponto da bahütte


Átrio. No piso, inferior, a linha vermelha.

No mesmo átrio. As figuras parece estarem em movimento de rotação, sendo a da direita algo dissonante. Estão paradas, mas o todo gira.




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     Do lado da gare sentido S. Sebastião

















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     Do lado da gare sentido aeroporto











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Por este sentido se vai ao Aeroporto

Saída para o Arco do Cego


Saída para o Arco do Cego, da outra plataforma













Mais escadas

Já se vê o clarão da saída, mas ainda há que subir

Virei-me para trás



Mais uma estação Saldanha


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