terça-feira, 20 de maio de 2014

TURRES VETERAS XVII

TURRES VETERAS XVII: ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA
Ceuta e a expansão portuguesa
16 e 17 de Maio de 2014

Este foi, de todos os encontros TURRES VETERAS, o de que mais gostei, certamente por estarem muito presentes as crónicas medievais, sendo referidos, além do autor da Crónica da Tomada de Ceuta — Gomes Eanes de Zurara —, Fernão Lopes e Froissart. É bom ler Zurara, nesta crónica, continuação da de Fernão Lopes sobre D. João I , de que constitui a terceira parte. Há ali grande manancial para conhecer a linguagem e a mentalidade da época. Este encontro é um bom estímulo para o fazermos.
Destaco dois momentos altos, embora de teor diferente, e sem embargo da qualidade de todas as outras comunicações:
1 — A intervenção de João Abel da Fonseca correspondeu ao que Carlos Guardado da Silva dele disse: grande capacidade retórica. Os seus muitos conhecimentos, que uma pronta memória disponibiliza com grande prontidão, são servidos por uma figura poderosa, voz que enche o auditório, empolgando os ouvintes. Transporta-nos aos lugares, faz-nos compreender a geoestratégia, dá exemplos; vemos as situações concretas, servidas por termos coloquiais; levanta o véu para práticas que não vêm escritas no discurso mais ou menos oficial. O cronista é funcionário régio e a obra dele resulta de uma encomenda. Devemos ler nela o que lá está e o que lá não está.
2 — A intervenção de Maria Manuela Catarino foi um momento muito belo, literariamente. Imaginou a entrada da comitiva régia na, então, vila de Torres Vedras e a sua movimentação pelo lado norte e pelo lado sul, mostrando-nos o que se lhes deparou, nos pontos de passagem e paragem: Convento da Graça, almoinhas, Chafariz dos Canos, igrejas, oficinas de artesãos… O seu conhecimento da vila medieval foi-nos assim transmitido, em jeito de itinerário, numa peça de fino lavor.
*

Aguardamos o livro de actas do Encontro, que se espera para daqui a um ano, quando da realização do próximo, como tem acontecido, com toda a regularidade, ao longo das dezassete edições dos TURRES VETERAS.

*


Sem comentários:

Enviar um comentário