quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Évora, recentemente - Rua das Amas do Cardeal

      24-12-2014
Em frente, uma casa recorda o Cardeal-Rei; na placa toponímica – Rua das Amas do Cardeal – , e no registo de azulejos, com a efígie circunscrita por breve identificação: nome, XVII rei dos Portugueses, anos que viveu e a data do óbito – 1580



HENRICVS PORT REX XVII VIXIT ANN LXVIII OBIIT. Á. M. DLXXX 
(Henrique,  XVII rei de Portugal (ou dos Portugueses), viveu LXVIII anos. Faleceu no ano de 1580)
A peça está assinada, em baixo, azulejo da direita

D. Henrique, filho do rei D. Manuel, teve grande relevo na cidade de Évora, onde foi arcebispo e principal responsável pela criação da Universidade, oficialmente inaugurada no dia 1 de Novembro de 1559. Foi rei durante dois anos, após a morte de D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir, em 1578. 
Rua Cardeal-Rei. É a rua de que tantos alunos e alunas do liceu se habituaram a ler o nome na placa toponímica, de cerâmica, circular e amarela típica de Évora, incrustada no muro branco, quando desciam vindos da igreja do Espírito Santo, para ir para as aulas. Hoje, é a vez de os universitários terem essa experiência, mesmo que pensem não ligar. Desce ao longo da entrada principal da Universidade, até se chegar à Rua de Machede. Na parte final, o espaço é mais amplo e responde pelo nome de Largo da Senhora da Natividade.
A presença do cardeal-infante e rei é ainda forte em Évora.

Sem comentários:

Enviar um comentário