sábado, 11 de maio de 2019

Ângelo de Sousa na Paços - Torres Vedras

10-05-2019
Nesta manhã de sexta-feira, como preâmbulo ao Encontro de História, Turres Veteras XXII, com início às 14 horas, entrei de manhã no edifício Paços do Concelho (antigo) e visitei a exposição a decorrer. O que segue é apenas uma aproximação. À primeira vista, sente-se uma certa rarefacção no espaço; todavia, o que nos interpela é exigente, a pedir segunda visita. Ademais, a Galeria Municipal de Torres Vedras é constituída por outras salas, em vários pisos, sem aviso prévio. O apreciador mais incauto pode sair sem ver toda uma exposição e deve ter sido o que me aconteceu, hoje, mais uma razão para voltar.
Curiosidade é o facto de Ângelo de Sousa pertencer ao grupo de jovens estudantes das Belas Artes do Porto conhecido por os Quatro Vintes*, devido à classificação com que concluíram os cursos, numa associação irónica, bem disposta, aos maços de tabaco da época, os Três Vintes.

* Ângelo de Sousa, Armando Alves, Jorge Pinheiro e José Rodrigues 

Catálogo em papel couché, com 20 páginas, incluindo a capa e verso da capa, de 24 x 17 cm

Depois da entrada na sala do piso térreo, à direita
Esta exposição reúne obras de vários períodos da carreira de Ângelo de Sousa, as primeiras, «ainda figurativas mas apontando já para a depuração que viria a caracterizar o artista, lado a lado com os exercícios abstrato-geométricos - nomeadamente desenhos, telas e esculturas - que o impuseram como um dos maiores estudiosos da cor e da luz». [Do painel informativo, supra]

Sem título, 1966
«Esta vontade de simplificar também se traduz na ausência de títulos -- segundo o artista, intitular os seus trabalhos seria multiplicar artificialmente possibilidades de interpretação de uma obra que nunca ilustrou ou partiu de ideias, mas da pura vontade de fazer e pensar com as mãos -- desde logo de uma incansável vontade de desenhar (e de pensar desenhando).» [Do catálogo]

Vista parcial da galeria, a seguir ao átrio de entrada no edifício

Sem título, 1975
Tiras de aço inoxidável
200 x 400 x 200 cm

Página do catálogo, com a devida vénia
São elencadas trinta e duas obras em exposição e, não exposta, «Uma escultura (S. N. B. A.), 1972 / Filme Super 8 transferido para / DVD, cor, sem som, 12'12'' / Coleção privada»

Sem comentários:

Enviar um comentário